Se tem algo que busco praticar em minha vida é gratidão. Procuro, diariamente ser grata, principalmente a Deus, por tudo que tenho, pelo que conquisto e em especial pelas pessoas que ele coloca em meu caminho, em minha vida. A vida nem sempre foi muito gentil comigo, como não costuma ser com ninguém, mas de cada coisa ruim nasceu uma boa, então aprendi que devia ser grata até pelas coisas ruins e que me machucavam, porque foram elas que me forjaram, que me fortaleceram e que se eu tivesse sido poupada de dor, sofrimento, mágoa, seria alguém completamente diferente de quem sou hoje, talvez nem estivesse aqui compartilhando meus pensamentos.
As coisas ruins me fizeram crescer e apesar de não desejar revivenciar muitas das coisas que transcorreram em minha vida ou algumas não serem como eu gostaria, elas me trouxeram algo que eu nunca poderia imaginar ter: o amor pelo basquete! Por causa dele e do que ele me proporcionou eu não voltaria no tempo para não sofrer a perda que sofri na época, a perda foi necessária para me mostrar um mundo e um sentimento completamente desconhecido para mim, um mundo aonde ninguém esperava nada de mim e eu podia ser apenas eu.
O ato de ser grato diz respeito a reconhecer um benefício oferecido, é agradecer. Algo tão simples que às vezes as pessoas se esquecem de oferecer de volta a quem lhes fez um bem. E não importa o intuito de quem faz, pode ser atitude despretensiosa, mas a gratidão representa que quem recebeu algo, aceitou e acolheu o benefício, que o que lhe foi oferecido lhe fez bem, lhe ajudou, lhe trouxe algo que era necessário para o momento.
Na segunda-feira, após cumprir meus afazeres e torcer pelo amigo Shilton que jogava a 1ª partida da semi-final do NBB, sentei no computador para dar uma olhada nas redes sociais e para minha surpresa tinha uma mensagem. Só o remetente já fez brotar lágrimas, quem não puderam ser contidas conforme eu lia a mensagem: era um agradecimento. Eu nunca persegui a gratidão sempre que ofereci minhas palavras, seja antes ou agora, mas quando ela vem é especial e essa foi inspiradora.
Como era tarde, fui dormir com a mensagem na cabeça e agradecendo a Deus por aquelas palavras, adormeci. No fundo eu sabia que precisava, era minha redenção diante das minhas reações antidesportivas na última partida, eu me sentia culpada por ter perdido o controle e aquelas palavras foram recebidas por mim como uma espécie de perdão também. No dia seguinte despertei com uma energia tão incrível que eu poderia correr uma maratona. No carro ouvindo Calvin Harris feat Rihanna, David Ghetta e Ed Sheeran muito alto (sei que não pode, mas às vezes coloco só um pouquinho) eu me senti renovada e inspirada a fazer daquele dia um grande dia. E foi o que fiz, nada de cara feia, briga, apenas um dia oferecendo o meu melhor. E tudo isso por causa de uma mensagem: A mensagem!
Por isso, minha melhor forma de agradecer é continuar oferecendo o meu melhor para aqueles que me são importantes, afinal de contas, tudo isso começou como uma forma de gratidão, de retribuir tudo que me acontecia de bom, porque o basquete estava na minha vida, foi a forma que encontrei de “ajudar” e de me fazer presente e uma das coisas que mais recebi de volta foi que o que lhes oferecia, inspirava, por isso conclui que ao ser grato você inspirará os outros a darem o seu melhor também. A minha gratidão a todos que constroem dia a dia a história do nosso basquete nunca acabará e sinto que nada do que eu faça será realmente suficiente, porque a sua simples existência tira meus pés um pouquinho do chão, me permite sonhar e ser por alguns minutos apenas uma torcedora apaixonada, apoiando sua equipe, não a neta, a filha, a contadora, a professora e sei lá mais o que tudo eu sou.
Enfim, tudo isso para dizer que amanhã é um dia importante, alias, os próximos dias serão muito importantes. Sabemos que nem sempre tudo foi como planejado ou desejado e que superar as adversidades nem sempre é tarefa fácil, mas eu queria lembrá-los de que vocês não estão sozinhos nessa jornada, que acima de tudo vocês tem uns aos outros e que quando o apito soa e a bola sobe tudo só depende de como vocês se olham e se comunicam. Depende da energia que vocês levam para dentro da quadra e que emanam de um para os outros. E no final é só isso que importa. Por mais difícil que a caminhada possa parecer, tudo fica mais fácil quando damos um passo de cada vez e quando temos companhia para fazer o percurso.
Vocês já se deram conta de quanto é lindo vê-los jogando? É bom de ver, é harmonioso, da prazer, e é nisso que está o grande segredo: quando vocês entram em quadra com prazer, em sintonia, confiantes de que juntos vocês são mais fortes o caminho para o sucesso fica bem mais próximo. Então meus amados garotos, lembrem-se que dentro de vocês existe uma força e uma luz que ninguém pode tirar de vocês e isso é suficiente para levá-los aonde vocês quiserem, basta vocês unirem o que cada um tem de melhor na busca de um objetivo comum. E que o primeiro adversário a ser batido também reside dentro de vocês: é o medo, a insegurança e a precipitação. Sozinhos as coisas até podem funcionar por um tempo, mas unidos vocês transferem todo o medo e a insegurança para o adversário e assim, quem se precipita é ele.
Desta forma, hoje desejo que Deus mantenha seus corações e mentes serenos. Que a noite lhes proporcione um bom descanso, sem sobressaltos e que amanhã vocês possam colocar em prática tudo que sabem, explorando sempre o melhor de cada um, sendo uma equipe, sendo o meu amado basquete. E com isso, não se sintam pressionados, nada vai mudar o amor que sinto por essa equipe, tão pouco a admiração. Sempre teremos altos e baixos e hoje eu entendo que isso é necessário, porque se ficamos tempo demais no alto nos acomodamos e aí a queda é maior, mas quando a vida vem cheia de surpresas estamos sempre preparados para o que vier e com isso nos tornamos pessoas melhores.
Se nunca lhes agradeci, hoje lhes agradeço. Obrigada por trazer o basquete de volta para mim vida, obrigada por me inspirarem a voltar a escrever, obrigada por me mostrarem que existe muita coisa que vale a pena e saibam, acreditar e torcer por vocês é uma delas!
#LigaOuro #EuAcredito