Amanhã temos mais um compromisso, este ao menos de volta aos nossos domínios e sabemos que a missão não é das mais fáceis, alias, até aqui não tivemos nenhuma missão fácil. Iniciamos a temporada em casa, de casa nova, caras novas, nova metodologia de trabalho e um trabalho que teve pouco tempo para ser assimilado e desenvolvido. Atletas que tiveram pouco tempo para se conhecer dentro de quadra, fatores que pesaram contra nossa equipe.
Esses fatores continuaram a interferir em nosso rendimento, pois ao contrário de nossos dois primeiros adversários, que mantiveram praticamente todos os mesmos atletas da temporada passada e que dessa forma apenas mantiveram o trabalho, o nosso está apenas “criando corpo”. Nosso terceiro adversário também nos colocou em situação difícil, pois apesar de uma equipe ravoavelmente nova, vinha embalada pelo campeonato paulista e teve poucas mudanças desde o campeonato que os garantiu a vaga no NBB.
Assim, podemos até concluir que tudo que podia existir para complicar nossa vida estava presente e é verdade. Agora acrescente a isso ansiedade, falta de comunicação, falta de entrosamento, uma média de idade bem mais baixa do que a que estamos acostumados, vários ingredientes para atrapalhar um início de temporada bom.
O coração ficou apertado com os resultados negativos, mas esse tempo ao lado do basquete me permitiu perceber que todos esses fatos que citei estavam presentes e que por mais que eu goste da vitória, tenho que olhar as coisas por uma ótica diferente, nossa equipe é diferente e apesar disso não a amo menos, apenas renovei meus receios. Estou com os pés no chão e não tenho pressa dos resultados, sei que eles virão e desejo que venha neste sábado, porque entendo o quanto ele é importante para que o grupo se fortaleça.
Aprendi a entender que mais importante do que nossa colocação ao final do campeonato é a continuidade e hoje enxergo nossa equipe como algo que teve um novo início e precisa lutar e trabalhar muito para conquistar tudo aquilo que um dia já lhe pertenceu e até mesmo ir mais longe. Não dá para exigir resultado imediatos de algo que está apenas começando, que não está consolidado, mas eu garanto que eles virão, porque mesmo com tantas irregularidades muitas estrelas já brilharam, é talento e isso não pode ser tirado de vocês.
Por isso antes de torcer por uma vitória e torço pela tranquilidade, pelo entrosamento, pela harmonia, porque sem isso nada irá funcionar e não haverá continuidade. Cada jogo será um passo a mais para o nosso crescimento, para nossa evolução e tenho certeza que essa semana de treinamentos terá sido muito produtiva e que terá inserido novas posturas a todo o grupo. Essa equipe busca uma nova identidade, algo que a diferencie, a revele e algumas já puderam ser percebidas e sentidas, como a garra, a raça; outras teriam bastante relevância se encontradas novamente, como a união, a coletividade, mas como disse, acredito no trabalho e tenho certeza que ele será corroado da melhor forma possível e essas caracteristicas que sempre diferenciaram nosso basquete irão aparecer novamente.
Quero que saibam que continuo não cobrando nada de vocês, estou com meus pés no chão e ciente das limitações, ainda assim estou feliz, porque você estão dispostos a lutar com todas as suas forças e é a isso que vou brindar, comemorar, saudar, sempre. Vou conceder meu apoio, minha alegria e minha energia, pois sei, que não tarda encontrarmos o caminho da satisfação. E mesmo que eu tenha estado distante, que minhas palavras talvez não causem mais o mesmo impacto, ainda são sinceras, de coração, meu afastamento é tão somente medo, medo de ficar longe outra vez como aconteceu no final da temporada passada, medo das coisas acontecerem e eu não poder acompanhar, mas o fato é que estou aqui, para o que der é vier, meu apoio é e sempre será incondicional, não importa quem vai entrar na quadra, importa como marcará sua passagem por ela.
Assim,estarei lá amanhã, torcendo, vibrando e desejando tudo de melhor. Energia positiva pessoal. Vamos somar e não dividir, vamos unir forças, abrir a mente e o coração e deixar o novo tomar o seu lugar, afinal somos diferentes agora, mas o espírito está dentro de cada um, então deixem que joguem.
Um bom descanso. Um dia abençoado. E até a noite!