Na noite desta sexta, o Basquete de Joinville mostrou que está pronto para brigar, em igualdade de condições com as equipes favoritas, pelos primeiros lugares do Novo Basquete Brasil. No Distrito Federal, a Araldite/Univille lutou até os últimos segundos, teve chance de vencer, mas perdeu para o Brasília por 90 a 88. O armador Paulinho Boracini foi o cestinha da partida com 22 pontos – 50% de aproveitamento nos arremessos de três e dois pontos e quatro assistências.
No primeiro quarto, o Joinville vacilou um pouco na defesa, principalmente no retorno rápido e nas jogadas de dupla (armador/pivô) do adversário. O Brasília abriu 26 a 14. Já o segundo quarto da Araldite/Univille foi espetacular. A equipe levou os mesmos 24 pontos, mas fez 36.
Destaque para Manteguinha, que marcou quatro bolas de três pontos no período. Ele terminou a partida com 21 pontos, com 71% de aproveitamento nas bolas longas (5/7) e 50% de aproveitamento nas tentativas de dois pontos (2/4). Assim, o Joinville foi ao intervalo com vantagem de cinco pontos (52 a 47).
No terceiro período, o Joinville demorou a encaixar o ataque, e o Brasília repetiu o placar do terceiro quarto: 26 a 14. Como era previsto, o jogo chegou aberto ao período final. O ala Audrei também apareceu bem na hora decisiva, com 15 pontos – sete acertos em oito tentativas nas bolas de dois pontos. Gruber também foi bem, com 10 pontos e sete rebotes.
No último quarto, os times de revezaram na liderança do placar. Nos últimos cinco minutos, ninguém mais conseguiu se distanciar. Como os times estouraram o limite de faltas cedo, o jogo foi constantemente parado para a cobrança de lances livres.
A 17 segundos do final, o Brasília vencia por quatro pontos. Manteguinha, num arremesso improvável, com o corpo inclinado, colocou lá dentro (90 a 88). Na reposição, o time da casa se atrapalhou, e o Joinville teve a posse de bola, com 10 segundos no relógio. Paulinho tentou a infiltração, mas errou. Manteguinha ainda brigou pela bola e jogou para a cesta, mas a bola não caiu.
No próximo domingo, a Araldite/Univille enfrenta o Uberlândia, em Minas Gerais, às 11 horas. Sem chance de terminar entre os quatro melhores, o Joinville vai brigar contra os mineiros pela sexta posição.
Ficha do jogo
Brasília 90 x 88 Araldite/Univille
Data: 1/04/2011
Horário: 19 horas
Local: Brasília, DF
Placar dos quartos:
1º quarto: 26 a 14
2º quarto: 24 a 36
3º quarto: 26 a 14
4º quarto: 18 a 20
Pontuação:
Paulinho: 22
Manteguinha: 21
Audrei: 15
Shilton: 11
Gruber: 10
João Victor: 5
Tiagão: 3
Coloneze: 1
Rafael Alonso
Assessoria de Imprensa – Basquete de Joinville