Não é de hoje que sabe-se que nossa equipe é especial. Não apenas pelos jovens talentosos que representam muito bem nossas cores, que honram nossa camisa, tão pouco que fazem nossa alegria nas quadras, mas pelo que levam dentro de seus corações. Essa semana pude iniciar um trabalho fantástico junto a equipe e pelo pouco que fiz até o momento pude sentir o quanto é maravilhoso seus corações. O quanto são simples e generosos e realmente humildes. E isso só me trouxe a garantia de que no fundo eu os conhecia, ou melhor, meu coração já os conhecia e qualquer coisa daqui para a frente torna-se apenas mera formalidade.
É no coração de cada um que habita a força que move cada músculo de seu corpo. É em seu coração que está a resposta para todos seus questionamentos e é lá que estará sempre a inspiração para entrar em quadra e arrasar. Virtudes, lembranças, respeito, energia positiva e tudo mais que nos coloca um sorriso no rosto mora dentro desse orgão tão importante para o nosso corpo e nesse momento fundamental para encarar nossa empreitada.
Meu coração nunca se enganou em relação a vocês, sempre os compreendeu, acolheu e buscou palavras para nas adversidades lhes acalentar. E nele existe uma certeza: a de que não há nada que vocês não possam fazer, nem resultado que vocês não possam alcançar. Conheço o trabalho de vocês, a vontade de sempre fazer o melhor, o desejo de vencer e a união que molda essa equipe e isso alimenta minha força de cantar em coro que vocês são nossos guerreiros e não se abalam com dificuldades, muito pelo contrário, são enriquecidos pelo senso coletivo, responsável e saudável que vocês criaram para si e tiram desses momentos o aprendizado.
Coletivo significa que quando alguém se supera, alguém se destaca, todos contribuíram de alguma forma para que isso fosse possível. Entretanto quando algo não sai como planejado não é um que falha e sim todos. E acho que nesse ponto é importante destacar esse senso comum de não apontar culpados, tão pouco se exaltar estufando o peito no sucesso. Essa equipe tem um brilho tão magnífico e sincero que a alegria ou a tristeza, os acertos e os erros são reconhecidos por todos e a vontade de mudança é amplamente difundida, pois cada um é peça importante desse sistema e para que ele funcione deve haver sintonia, sinergia. Todos devem saber sua importância, aonde podem contribuir e sempre estarem prontos para serem testados.
Garotos, eu sei que temos um missão muito um tanto quanto árdua pela frente e se até agora falei do coração é porque sei que é dentro deles que vocês encontrarão o ingrediente mais importante e eficaz para esse final de semana: a serenidade. É ela que lhes garantirá a atenção, o sangue frio, os olhares conectados um no outro e a força. É dela que vem a confiança no trabalho executado e no talento de cada um, é nela que a firmeza se faz presente e alinha o vínculo de cumplicidade que sei que existe entre esse grupo.
Nessa noite, quero apenas lhes desejar, que ao repousarem sua cabeça no travesseiro possam ter em mente apenas memórias alegres e momentos que lhes desperte coisas boas. Estar em “campo inimigo” é bastante difícil, mas não somos novatos nesse estrada, nossos braços e pernas foram fortalecidos por muitas e muitas batalhas que tal como essa nos forjaram e mostraram para quem quisesse ver do que realmente somos feitos. Há muito mais do que força, destreza e músculos, há sentimento, há coração, há respeito mútuo e sei que é ele que será determinante.
Na quadra emoções afloram, sentimentos se misturam a agitação e ao suor, ao cansaço e ao nervosismo e tudo isso somado as dificuldades existentes numa partida de basquete podem ser determinantes ou pelo menos contribuir em parte com o desempenho dos atletas dentro das quatro linhas. E é por conhecê-los que não sei desejar nada diferente do que tranquilidade. Sei que a pressão é imensa, as coisas surgem inesperadamente e as decisões precisam ser rápidas, porém, o que eu desejo sinceramente é que não se deixem levar por nada que possa vir a acontecer, o jogo é decidido na quadra, com a bola e apenas isso, e sou conhecedora da habilidade de cada um para que ela, a bola, chegue ao seu destino.
Nosso retrospecto em momentos de pressão é bastante significativo, basta lembrar dessa temporada naquele jogo contra o Minas, ou partidas decisivas de playoffs em Rio Claro e em Limeira, momentos onde os sentimentos e a vontade nos impulsionaram para frente e onde a pressão tornou-se combustível para nossa superação. Agora é hora de alimentarmos nossos corações de coisas boas, cada jogo afinal é um jogo, é um momento de decisão, nenhum é igual ao outro, por isso, desejo que em cada uma das oportunidades possam entrar em quadra e jogar o jogo de suas vidas, porque sei que no fundo esse é um sentimento comum que permeia seus pensamentos.
O mais importante de tudo isso, é não permitir que ninguém lhes diga que não são capazes. Vocês não estão nessa vida a passeio meus queridos, estão para brilhar, para espalhar sua luz e para multiplicar essa cultura de respeito e humildade para quem estiver disposto a segui-la. Vocês estão aqui para serem protagonistas, não coadjuvantes, estão para fazer a história, não apenas para ajudar a contá-la. Sim, garotos, porque vocês são esperança, são energia, são vibração, acreditem nisso que ao final, por mais longa e tortuosa que seja a caminhada, ela terá valido a pena.
O poder para chegar aonde vocês quiserem está dentro de vocês, deixem que ele siga para a quadra e seja seu sexto homem, seja a alegria, a confiança e a vibração de todos que amamos vocês e que estamos aqui, distantes, apenas torcendo!
FIQUEM EM PAZ. UM GRANDE JOGO AMANHÃ E TAMBÉM NO DOMINGO. E NÃO SE ESQUEÇAM: MUITA GENTE ACREDITA EM VOCÊS, ACREDITEM VOCÊS TAMBÉM, ESCUTEM SEU CORAÇÃO, ELE LHES DIRÁ O QUE FAZER!