Algumas coisas na vida são difíceis de se lidar, derrota é uma delas, mas não a derrota em si, o resultado numérico, mas aquela que fica para nós mesmos, pesando sobre os ombros e deixando um gosto amargo na boca, aquela sensação de que “não fiz o bastante”, entretanto, quisera que na vida acontecesse da forma como desenhamos e planejamos, ela seria mais fácil, porém a facilidade e o desafio é que distinguem os grandes seres humanos dos meros mortais.
É dificil ver um resultado fugir de nosso controle, ver alguém mandando num território que é nosso, tentar de diversas maneiras, lutar e ainda assim nada ser suficiente. É difícil digerir o fato de que o esforço não foi suficiente para garantir o que se objetivava. Mas difícil que isso é ficar vendo de longe a insatisfação no olhar de cada um e não poder fazer nada para corrigir aquilo que não achamos certos, chega a ser doloroso essa sensação de impotência, mas verdade seja dita, fizemos uma grande partida.
Qualquer um que se deslocou ao ginásio hoje sabia que seriam 40 minutos de muito sofrimento, tensão e lances de tirar o fôlego. Não foi diferente. Logo no início acertos e erros dos dois lados, deixando o jogo muito equilibrado e empatado, em pouco tempo o adversário abriu vantagem, mas não nos rendemos, num pequeno intervalo de tempo tiramos a diferença e ao final do quarto, tínhamos 4 pontos de frente.
No segundo quarto fomos surpreendidos com uma defesa mais efetiva que nos restringiu a 7 pontos. A essa altura poderia até haver uma preocupação, porém ainda existiam 20 minutos de partida e foi nos minutos seguintes que pudemos mostrar que temos força para reagir, somos qualificados, talentosos e capacitados para enfrentar quem quer que seja. O jogo passou a ficar muito equilibrado novamente, com ações ofensivas e defensivas que aos poucos minaram a vantagem do adversário que chegara a 15 pontos, porém o tempo foi tornando-se insuficiente para nossas ações e tirando de nós um triunfo tão desejado.
Apesar do resultado, destaque para o grande Paulinho que fez de tudo na quadra, além de ter sido o cestinha e o homem mais eficiente em quadra da nossa equipe. Aplausos para Gruber que fez uma reestréia no campeonato após várias semanas afastado por lesão, nem parecia que tinha ficado tanto tempo longe das quadras. Destaque também para Audrei com excelente aproveitamento dos arremessos e lógico eu parabenizo a toda a equipe que lutou com bravura cada instante da partida, que se doou aquele momento. Agora um destaque especial para nossa torcida, hoje em especial ela fez uma festa digna de nossa equipe e abrilhantou essa partida, dando-lhe o status que merecia: duas grandes equipes = um grande embate.
A vitória não se consolidou, porém uma certeza invadiu meus pensamentos: às vezes precisamos passar por coisas ruins para encontrarmos coisas melhores, seja ao nosso redor ou dentro de nós mesmos, às vezes precisamos passar por isso, às vezes até sofrer, para redescobrir nosso valor. Querer nem sempre é o bastante, é preciso acreditar com todo o coração e não permitir que situações além da nossa vontade influenciem nosso rendimento. Sei que falar é muito fácil, mas quando temos certeza do que devemos saber, quando estamos seguros de quem somos e do que precisamos fazer não existe insegurança. Nada pode me fazer mudar meu conceito em relação a vocês, sei o quanto são esforçados, dedicados, disciplinados e dispostos a fazer todos os ensinamentos darem certo. Sei que nem sempre as coisas fluem da maneira esperada e é por isso, por sentir essa paixão de cada um pelo esporte, pelo esforço dedicado a essa camisa, que continuo aqui, desejando que esse momento passe para que vocês possam erguer a cabeça e continuar porque amanhã é um novo dia e nada acontece sem que haja um motivo.
Derrotas são ruins, mas pior é deixar que elas nos intimidem e é isso que desejo a vocês, que não se intimidem, não se diminuam perante um resultado que não era desejado. Sigam firmes no propósito de sempre fazer o melhor. Sigam unidos se apoiando e se ajudando no que for necessário e jamais deixem de acreditar na sua essência e na sua força. Não permitam que ninguém lhes diga que são falhos ou ruins, porque essa é a maior mentira que alguém pode contar. Vocês não seriam o que são hoje para essa cidade se não nos tivessem conquistado com ações, sempre demonstrando perseverança, garra e compromisso. Por isso, vamos seguir a diante, há momentos que as quedas acontecem, mas é quando nos erguemos que nos tornamos mais fortes.
FIQUEM EM PAZ E NOS VEMOS DOMINGO, COM FORÇA TOTAL!