Basquete Bonito x Basquete de Resultado

No dia em que o Brasil foi eliminado da Copa do Mundo deste ano, li uma frase assim: “Prefiro o Futebol bonito ao Futebol de resultado!” e isso me pos a pensar. Foi-se o tempo em que a graça do futebol era admirar as jogadas, os passes, o brilho individual, aliado a um conjunto harmonioso e com raça, com categoria. Hoje se joga pelo título e pronto, não importa a forma que precisará ser utilizada para que isso ocorra.
Tudo bem, não entendo nada de futebol, entretanto sempre adorei assistir, e não tem coisa mais chata do que jogo embolado no meio de campo, passes que nunca chegam, precipitação nas finalizações, cada um querendo fazer tudo sozinho, e tudo isso por que? Pela ditadura do resultado. Ok, vão dizer que agora me passei, já estou misturando as modalidades e viajando legal, agora me digam se o que disse não tem algum fundamento? Perdoem os que continuarem me achando doida.
Pois bem, tudo isso me levou a pensar que talvez nossa basquete esteja seguindo um caminho parecido. Equipes são montadas para ganhar campeonatos, dar lucros a seus patrocinadores através da exposição na mídia e depois se desmancham. É como se o mundo fosse acabar ao final da temporada, como se fosse tudo ou nada.
É horrível ver atletas sendo depreciados, como se não fossem seres humanos iguais a todos nós. Como se fossem descartáveis ou inservíveis. Tenho consciência de que para cada coisa temos uma “vida útil”, mas isso não é fato para simplesmente rechaçar escolhas. Acho que todos que veem à um grupo, estão vindo para renovar e para somar. O simples fato de aceitarem defender determinada equipe já é o suficiente para merecer o respeito daqueles que a acompanham.
Certo, não se pode esquecer do mercantilismo que gira em torno das equipes, as negociações nos bastidores, o dinheiro envolivod, que mesmo contra nossa vontade influência decisões e que infelizmente para qualquer atividade  é necessário, não dá para ser ingênuo ao ponto de acreditar que todos fazem por amor ao esporte, a camisa que defende ou a cidade que representa. Entretanto o que é inaceitável são dirigentes usando os atletas como fantoches, manipulando-os de acordo com seus interesses, mesmo que isso seja mais aparente no futebol, tenho certeza que de alguma forma, infelizmente isso acontece no basquete também, pois como diria professor Fabio Sabá “o mercado é muito amador e demonstra falta de preocupação com as pessoas”, o resultado disso são pessoas que não sabem ser lideradas, tanto as que não tem iniciativa e ignoram as orientações com as que são soberbas e se acham alto suficientes, bem como gera pessoas que não “vivem o sonho”, ou seja, estão fazendo sua parte da forma que lhe convem, mas sem alma, sem coração.
Por isso que acredito que não precisamos de atletas de alto nível, precisamos de uma equipe que saiba tomar atitude na hora em que lhe é dada a responsabilidade, precisamos de uma equipe comprometida, que responda os anseios de seu lider, que confie na união como ponto de partida para todas as empreitadas que saiba brilhar em conjunto, só assim conseguiremos ir mais longe, porque foi assim que chegamos até aqui, se as pessoas nos admiram e nos respeitam foi porque fizemos muito com pouco que tínhamos, abrimos portas para quem queria fazer algo e eu agradeço aqueles que continuam acreditando nisso e continuam sonhando esse sonho com todos nós.

O que me orgulha em Joinville é perceber que somos uma equipe de oportunidades,estamos sempre buscando abrir as portas para a juventude, para o crescimento e para o aprendizado, basta ver o exemplo do Vinicius, que tanto lutou para estar aqui, que sempre admirou essa equipe e hoje é um de nossos destaques, acompanhar os trabalhos desenvolvidos junto aos jovens nas escolinhas, na formação das categorias de base, preocupando-se com o ser humano, criando cidadãos capazes de pensar e de assumir responsabilidades, ter respeito e suar para conquistar as coisas
Os verdadeiros resultados não são imediatos, porque os que vem muito rápido não representam a verdade, resultados são construidos em cima de muito trabalho, dedicação e a longo prazo, avaliando e reorganizando as idéias e para mim, o grande resultado dessa equipe tem sido alcançado, ele não coroa como campeão, não dá troféu para colocar na estante, porém é algo ainda melhor: entusiasma e isso eu chamaria de basquete bonito.
Esse basquete bonito é aquele que leva as pessoas a desejar saber mais do esporte, a praticá-lo, acompanhá-lo e sim, essa equipe tem feito isso, tem levado muitas crianças para as quadras desejando seguir os passos de seus ídolos, levando jovens para quadra montadas em shopping para disputar o torneio de basquete de rua que a cada nova edição cresce, esse basquete bonito é o espelho para muitas pessoas e é o que tem nos concedido prestígio, credibilidade e respeito. Perdoem-me os que gostam apenas de vitórias ou de troféus, o que provoca a minha satisfação é saber que existe algo sendo feito com a preocupação de existir por muito tempo, algo que foi semeado, regado, germinou e agora cresce e frutífica. Nem sempre os frutos são aqueles mais bonitos, mas talvez sejam aqueles dos quais precisamos.
Temos em nossas mãos algo sério e duradouro, por isso penso que ser uma equipe apenas de resultado, basear-se apenas em equipes campeãs é provocar ilusão, como se houvesse equipes perfeitas, como se houvessem realmente resultados imediatos, é passar uma imagem de que tudo é muito fácil e os jovens que enxergam a vida assim, acabam não dando valor a nada.
Enfim, nossa equipe está formada (talvez ainda haja novidades) então vamos dar as boas vindas a esses bravos garotos que aceitaram o desafio de renovar o grupo, agradecê-los por desejarem nos representar, mas agradecer principalmente aos que permaneceram, pois para mim isso é prova de confiança e de desejo de continuar lutando, de continuar perseguindo o sonho que vem sendo lapidado desde que essa equipe foi formada, entrando assim em sua 4ª temporada.
Assim, sejam bem vindos jovens talentos, bem vindos experientes e agregadores atletas, obrigada por permanecerem aqui, bravos guerreiros já veteranos nessa nossa jornada de sacríficio físico e emocional, que todos juntos possam fortalecer essa marca e essa instituição que é o Basquete de Joinville.

2 thoughts on “Basquete Bonito x Basquete de Resultado

  1. Belo texto amiga. Acho que nunca devemos deixar de acreditar e de fazer o basquete bonito, afinal, esse sempre foi a essencia e um dos objetivos dessa equipe, acredito eu. A obtencao de titulos vem como consequecia, mas nao deve ser o objetivo PRINCIPAL. Beijos, Debora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *