Alberto Bial de Joinville

Quinta-feira, 19:30h Câmara de Vereadores de Joinville, entre amigos eu me divertia, comentando as presenças no plenário, mas meu coração estava ansioso, pois naquele momento só havia uma pessoa que eu gostaria de ver. E aconteceu, por volta das 20h, alguns minutos após o horário prevista para o início. Acompanhado de sua esposa Leila e de sua mãe Susane, prof. Alberto Bial, a quem me habitual a chamar carinhosamente de “mestre”, surgiu e não consegui evitar que as lágrimas chegassem aos olhos, coisa que se repetiria por muitas vezes naquela noite.
Homenagens, depoimentos e muitas, muitas palavras de carinho, tornando nítido o respeito, a gratidão, o reconhecimento de uma cidade pela pessoa e pelo cidadão Alberto Bial. Então o que dizer de um homem que oferece a sua vida como exemplo para o bem das novas gerações, que é generoso, humilde, solidário, que transmite confiança, responsabilidade, alegria e satisfação ao ajudar o próximo. Que tem preocupação com a formação, educação, cidadania dos jovens, tudo isso intermediado pelo esporte.
Alberto Bial ao longe de 5 anos, vem ensinando Joinville e os joinvillenses, de nascimento ou de adoção, que o esporte é o caminho para criar cidadãos e não é apenas um discurso, é algo idealizado e mostrado na prática, hoje através das escolinhas espalhadas pela cidade, que envolvem jovens de diferentes idades, ensinando uma prática esportiva, mas acima de tudo, mostrando-lhes o respeito, a disciplina, a liderança, o relacionamento com as pessoas e acima de tudo humildade.
Este homem, que como comentaram, chegou aqui como alguém que tem um irmão famoso, mostrou que tem seus próprios méritos e conquistou nossos corações. Sua dedicação, persistência reflete-se em todas as suas ações e na equipe que comanda. Sua sensibilidade, sua igualdade para com todos que se aproximam, faz de Alberto Bial a personificação dos seres humanos que desejamos ser.
Suas atitudes ocorrem tão naturalmente, é tão próprio dele que encanta. Obsevá-lo na quadra, saltitando, seja irritado ou feliz, acolhendo e aconselhando seus garotos, incentivando-os e instruindo, como se realmente fossem filhos, dos quais sei e sinto que se orgulha muito. Esse sorriso que ilumina sua face e esse brilho nos olhos que contagiam e que fazem dessa figura ilustre nossa meta, nosso guia.
Ele não é mestre atoa afinal, é força, é determinação, é carisma, seriedade, compromisso, honestidade, transparência, sinôminos de uma pessoa que faz parte das nossas vidas de uma forma ímpar, que é inspiração para manter a busca em sanar nossas dúvidas, em correr atrás de suprir nossas necessidades e para preencher nossos anseios. E é possível perceber a verdade de tudo isso nas pessoas que dele falam, com tanto carinho e admiração e tudo isso não se compra, se conquista e prof. Alberto Bial faz isso sem esforço; conquistar as pessoas, porque é de sua natureza tudo que ele transmite.
Joinville não é mais a mesma desde que nossa Mestre aqui se instalou, pois ele acreditou em nosso potencial, viu oportunidades e aqui fez nascer um grande projeto, hoje elogiado e reconhecido por todos, ainda jovem é verdade, porém a semente foi plantada e está sendo disseminada, dia após dia, com muito trabalho e muita fé na capacidade de todos que estão envolvidos, direta ou indiretamente nessas ações.
Ser hoje um cidadão de Joinville, é um reconhecimento desse grande homem em não se deixar abater pelas adversidades, em nunca deixar de acreditar, de incentivar, de erguer a cabeça e seguir em frente. E nunca deixou de emanar energia positiva e sabedoria, mesmo nos momentos mais difíceis.
Professor, pai, amigo, líder, filósofo, com este homem aprendemos a ser melhores no que fazemos, a persistir, interagir e a acreditar em nós e no próximo. Enxergamos além das 4 linhas da quadra e nos sentimos motivados a querer melhorar sempre mais, acreditando nessa parceria para nos levar cada vez mais longe.
Obrigada Mestre por fazer parte de nossas vidas. Todas as homenagens rendidas ao senhor são pouco diante da imensa gratidão e alegria que habita nossos corações e como prova disso não podia hoje escrever sozinha, por isso, abaixo seguem mensagens de algumas pessoas, que como eu, aprenderam a lhe admirar de trás das grades da arquibancadas e que hoje lhe reconhecem como um grande exemplo a ser seguido. Mas continuo lhe dizendo prof. Bial, o meu muito obrigada, sempre será pouco.
“O que posso dizer dessa grande pessoa. Aprendi a amar o basquete graças a ele, sempre cheio de determinação, garra e amor a camisa! O que realmente sinto é um misto de orgulho, admiração e respeito por todo trabalho que ele faz em nossa cidade não só nas quadras  mas também fora! Adoro aquele jeitão “meio louco” as vezes parece que vai entrar  na quadra. Confesso que as vezes tenho medo de ele seja expulso, mas é esse jeito que faz amar mais ainda o basquete de Joinville, por tudo isso e muito mais é que acho ele muito merecedor  desse prÊmio nossa cidade tem orgulho  de tê-lo aqui. Espero que assim seja por muitos anos. Bom é isso não sei me expressar muito bem, mas acho que pude dizer um pouco do que sinto pelo grande mestre Aberto Bial!” – Ana Paula Mafra Marcos
Existem várias palavras que poderia usar aqui para descrever o quanto sou grata pelo seu trabalho, pela sua dedicação,  pelo seu respeito,pelo seu carinho e amor ao basquete. Mas de todas a que mais me importa hoje é a gratidão, pois hoje somos gratos a você pelo enorme sentimento de amor pelo nosso time, pelo esporte, pela vontade de lutar, pela mudança, enfim por tudo que fizestes e faz por nós. Que Deus te abençoe e ilumine sua vida, sua família e que seja onde você estiver que possas continuar fazendo o que fazes, porém sempre com este amor eterno que tens pelo esporte. Obrigada e fica com Deus. Beijos” –  Muriel Rosa Soares e Geovana.
“Você Bial que tanto me ensinou, com seu jeito meigo de ser, com palavras doces e de incentivo me cativou. Hoje sou uma criança muito mais feliz, pois encontrei no basquete que você me ensinou a amar um esporte que ensina não apenas como jogar basquete, ensina a ser uma pessoa melhor, ser determinado, humilde, gentil e educado qualidades que você tem de sobra. Muito obrigada por ter aparecido em minha vida, agradeço a Deus todos os dias por você existir, essa homenagem que você recebeu é mais que merecida você é um exemplo a ser seguido. Beijos de alguém que muito te ama.” – Geórgia Mannuela de Melo.
“Parabéns Bial por fazer do Basquete de Joinville um exemplo. Estamos muito orgulhosas de sermos parte disso. E desejamos muito sucesso pra você!” – Carolina Hagemann dos Santos e Mariana Silva.
Os poemas são pássaros que chegam
não se sabe de onde e pousam
no livro que lês.
Quando fechas o livro, eles alçam vôo
como de um alçapão.
Eles não têm pouso
nem porto;
alimentam-se um instante em cada
par de mãos e partem.
E olhas, então, essas tuas mãos vazias,
no maravilhado espanto de saberes
que o alimento deles já estava em ti… (Mario Quintana)” – Oferecida por Marcia Felipe dos Santos e Alisson.
ps.: o Jackson Nessler lhe homenageia com as fotos da cerimônia que vou postar logo mais. E isso é apenas uma pequena mostra do sentimento que envolve as pessoas que lhe acompanham mestre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *