O tempo muda as coisas e como, de uma hora para outra tudo muda, sem prévio aviso, simplesmente acontece, nunca nos mantemos iguais, somos seres em constante mutação. No entanto, em qualquer campo da nossa vida tentamos resistir as mudanças, porque elas são o reflexo do desconhecido, do incerto, mas é preciso confiar que tudo que traz mudanças mesmo que dolorosas no começo, tem um motivo de ser.
Porém nem sempre é fácil aceitar que as coisas perdurarão do jeito que gostamos e que conhecemos, simplesmente porque é o conhecido e o conhecido é cômodo e seguro, pois não nos desafia, mas a gente muda com os desafios, não com a acomodação, então porque esses jovens que tanto amo não mudariam se o tempo todo é exigido deles que cresçam, que sejam mais racionais, mais frios, que vençam, que conquistem?
Assim sendo, acredito que de tudo que vivemos o importante é a essência desses momentos, é isso que permanece e se transforma nas experiências que acumulamos para enfrentar os obstáculos que a vida nos propõe. Sei que eles, assim como nós, mudam todo dia, e dessa forma, meu amor os acompanha e amadurece junto com eles, todo dia um pouquinho.
As circunstâncias, os pensamentos, os entendimentos mudam e fazem com que cada ser passe a enxergar as coisas de maneira diferente, pois como disse isso é parte dos ensinamentos e da evolução como ser humano e assim, sofrem transformações, há choques, mas isso faz parte do desenvolvimento, não dá pra ser tudo bonito, certinho e conciso sempre, mas até os choques trazem algo de bom, porque quando analisamos pontos de vistas diferentes, todos crescemos, porém faz parte do amadurecimento das relações o consenso.
Pensar nisso é meu bálsamo, já que não há um dia desde que os conheci que lembranças dos grandes e inesquecíveis momentos que estive ao lado de vocês, não me façam companhia. Hoje mesmo, estudando um processo jurídico no qual sou assistente técnica, várias imagens percorreram a minha mente. Imediatamente meus olhos ficaram marejados, nem parece que passou tanto tempo já, sinto como se tivesse sido ontem e quando eu imaginaria poder olhar para vocês e de alguma forma entendê-los.
Acredito que as vezes me torno chata por insistir tanto, porém eu assumi um compromisso que honro como uma minha missão a ser cumprida junto a equipe, prefiro ignorar todos os comentários. Há muitos para dizer o que pensam, expressar suas opiniões, fazer sugestões e poucos para tentar entender e dizer o que talvez eles precisem ouvir, então prefiro não gastar minhas energias discutindo coisas das quais não tenho propriedade para falar.
Agora não estou falando de ser passivo e endossar atitudes de indisciplina e desrespeito, falta de comprometimento, o quaisquer atitude que ofenda-nos, como já vimos acontecer por aí, falo de fidelidade e confiança, de dizer o que precisa ser dito, mas colocando-se no lugar deles, porque é isso que sinto e me sinto como se fosse uma continuação de seu lado emocional, se estão bem, eu estou ótima, se não estão eu me esforço para ficar bem, porque sempre acredito que preciso estar forte para ajudar.
Eu só estou aqui por vocês e pelo amor que se criou em meu peito, porque minha vida, querendo eu ou não, tem que continuar, com ou sem esse universo, continuarei tendo que trabalhar todos os dias, pagar contas, enfim tendo minhas responsabilidades, a diferença é que sem tudo isso ela é bem mais triste, com vocês ela é mais leve. Com vocês sou sempre melhor, sempre me supero, sempre encontro um novo caminho e sem isso fico sem exemplos a seguir, sem direção. E eu queria ter um meio de proporcionar a vocês toda paz, alegria e força que vocês proporcionam a mim que me torna essa pessoa que as vezes vejo refletida no espelho e nem reconheço. Eu amo vocês e eu amo o basquete e vocês são os responsáveis por isso.
Então, mesmo as vezes acreditando que ninguém mais se importa com minhas palavras, que sinto como se estivesse falando com as paredes, tenho que entender que o importante é eu saber que estou tentando, pois no fundo de seus corações vocês o saberão também, mesmo que passe algum tempo e eu sinto que se deixar de escrever, seria como estar desistindo, como se não me importasse mais e isso não combina comigo. Por isso não me digam para deixar de acreditar, deixar de amar porque minha vida é essa equipe e esse ginásio. Eu vivo isso como se fizesse parte da minha rotina e que de alguma forma realmente faz. Então não me digam que não vale a pena, porque por vocês qualquer coisa vale a pena, vocês valem a pena.
E sentada na arquibancada os vendo treinar, que me satisfaço, pois é assim como os vejo treinando, com tranqüilidade, equilíbrio, que desejo encontrá-los nos próximos jogos, pois é isso que me mantém confiante e é essa a tradução mais fiel do que sempre lhes desejo quando entram em quadra, porque sei que é possível. Porém tenho discernimento de que o jogo em si é mais intenso, mais nervoso, entretanto estou convencida de que cada um sabe o que precisa fazer, conhece seus companheiros, seus limites e precisa apenas confiar e buscar aquele momento certo de agir, afinal o esporte é isso mesmo, explosão, raciocínio rápido, ação e reação, mas a vantagem está sempre do lado daquele que sabe tirar o melhor proveito das situações que se desenham a sua frente.
Então sigam em frente, com confiança, cabeça erguida e mãos unidas, porque sei que vocês sabem o que estão fazendo quando entram em quadra, sabem a responsabilidade que lhes pesa sobre os ombros, mas sabem principalmente o quanto estar na quadra é importante para vocês mesmos, porque essa é a vida de vocês, por isso não se intimidem, vocês estão respaldados por uma multidão que continua confiando, torcendo, desejando e acreditando no enorme potencial que pulsa em suas veias.
Meu amor por vocês é maior do que qualquer coisa que possa lhes causar mal, então tomem-no para vocês, alimentem suas mentes e seus espíritos dele, porque que serventia eu tenho e tem esse amor se não for para o benefício de vocês? E acima de tudo, façam valer o amor que vocês tem pelo basquete, porque como ouvi hoje “a vitória pertence a quem mais acreditar nela, e a mais tempo, então vamos fazer todos acreditarem”.
Fiquem com Deus, serenos, leves e com a certeza de que são muito amados. Que enfim esse amor possa fazer a diferença e devolva a vocês o brilho nos olhos! Estaremos com vocês, sempre. E me perdoem se não lhes dou paz, mas é que quando amamos nos preocupamos e queremos cuidar e eu estou cuidando de vocês com as armas que tenho: meu amor!