Ainda não aprendi a lidar por completo com a tristeza que me toma por vezes diante de resultados indesejados é como se eu absorvesse toda a insatisfação, recusa, raiva, tristeza e tantos outros sentimentos que podem estar em suas mentes, tomando-os para mim. Porém um inconformismo habita meu peito e me diz há muito para ser feito e o que me falta é encontrar esse caminho, mas já me faltam palavras, me sinto repetitiva tentando incentivar, como se estivesse andando em círculos, presa num ciclo vicioso.
É sempre bom uma injeção de ânimo, algo para erguer nosso ego, nossa auto estima, entretanto, só terá efeito se você receber isso e aceitar de bom grado, se entrar por um ouvido e sair pelo outro, se simplesmente descartar, ignorar, deletar sem ler, são esforços em vão e na bem da verdade eu não quero ficar nadando contra maré e sozinha, achando que estou ajudando, quando no final de tudo, ninguém mais está dando a mínima. Não estou disposta a lutar sozinha.
Toda essa situação me leva a crer que meus esforços não estã o sendo suficientes, que estou fazendo algo de errado e que talvez seja o momento de me colocar no lugar de mera torcedora e pronto, só torcer e não me envolver, já que não posso fazer nada mesmo, porém, estou completamente envolvida e não posso e não vou voltar atrás, porque só tenho uma palavra.
E outro dia ouvi que “às vezes nosso melhor não é suficiente, mas nem por isso vamos deixar de nos esforçar” e baseada nisso fico aqui, horas na frente do micro procurando a melhor forma de dizer as coisas, sem saber se ainda há alguma finalidade em fazê-lo, querendo ser útil, mas me sentindo incrivelmente impotente.
Bem, essa é a verdade, sou impotente, não posso entrar na quadra e arremessar as bolas por vocês, não posso tirar o adversário do caminho, nem a bola de suas mãos, não posso desequilibrá-los em seus arremessos para que errem, não posso vencer os jogos por vocês, sou apenas a espectadora, que grita, que chora, que aplaude, que sorri e sofre, que dá a cara a tapa para defendê-los, para encontrar argumentos que expliquem coisas que as vezes não tem explicação. Será que meu amor não vale mais nada?
Eu sou aquele alguém que tinha vergonha de falar com vocês e por isso escrevia. Eu sou aquele alguém que temia até tirar foto, achando que ia chateá-los. Que assistia aos treinos escondida em algum canto, com medo de atrapalhar. Porém, eu também sou aquela que vocês modificaram, que com atenção, carinho, me tornaram confiante, das palavras, eu fui pro centro da quadra e abri meu coração, olhei nos olhos de cada um e disse o quanto eram especiais, únicos, o quanto era inexplicável e contagiante o sentimento que vocês provocam quando entram na quadra.
E então, fico me perguntando o que está faltando? Que palavras, que argumentos que ainda não usei que pudessem tocar seus corações de forma a despertar o misto de sentimentos que provocou em mim toda essa paixão, que fez crescer o desejo de colocar na pele a maior de todas as declarações de amor que já fiz para alguém na vida: esse blog! Todos os meus sentimentos, palavras reunidos com a única finalidade de homenagear as pessoas que mudaram a minha vida e me fizeram sentir importante.
Assisti Coach Carter: Treino para a Vida essa tarde, nada mais apropriado não? E a verdade do basquete é que em uma equipe, quando um erra, todos erram, quando se perde, todos são responsáveis, a união, o equilíbrio, a humildade e a cumplicidade devem perdurar por todos os momentos, principalmente nos ruins. Quando um desses fatores está ausente, o grupo padece e leva com eles suas famílias, seus seguidores, todos que estiverem direta ou indiretamente envolvidos, como eu.
Então, não me permitam achar que tudo foi em vão, porque eu sinto, no fundo do meu coração que não foi, porque eu sabia que um dia esse momento chegaria. Às vezes precisamos recuar, para tomar impulso e é isso que me faz crer que esse momento trará coisas boas, transformações importantes, amadurecimento. Só que essa transformação só acontecerá se vocês assim o desejarem. Se pararem, afastarem todos os sentimentos ruins e tudo que os incomoda e começarem de novo.
E eu não acredito em crise e não vou ficar aqui assistindo de camarote seus olhares ficarem vazios e seus corpos sem energia, simplesmente porque isso não combina com vocês. E eu ainda acredito na essência que move esse mundo, que faz vocês entrarem em quadra e jogar, talvez ela não seja igual a quando os conheci, mas acredito na transformação, afinal se tem buscado a profissionalização e isso traz perdas e mudanças pelo caminho, ser racional às vezes é necessário, mas nem sempre combina.
Tudo isso meus amores, só para dizer que nada é mais importante para mim do que vocês, sua felicidade, sua satisfação e me importo porque os admiro e porque confio em vocês, se não confiasse não lhes teria entregue me coração. Sei que os momentos não tem sido fáceis nem os resultados os mais agradáveis, porém peço que não desanimem, pois nossas vidas são feitas de coisas boas e ruins e são as ruins que tornam as conquistas mais saborosas e importantes, são oportunidades de reflexão e fortalecimento, aprendizado, nada mais do que isso.
E eu sei, passividade não combina com vocês, portanto vamos continuar lutando. Retomem as rédias da situação e voltem a escrever a história pelas suas mãos. Estarei aqui, para o q for, sempre, incentivando e não permitindo que esmoreçam, repito isso não combina com vocês! Sei que em algum lugar de seus corações está guardada a fórmula que lhes faz especiais e apaixonantes, mas para que ela renasça, vocês precisam fundir suas forças e lutar, não que isso não aconteça, mas lutar com confiança, com a plena certeza do quanto vocês são bons, entrando todos juntos na quadra e fazendo valer o peso de uma equipe que joga unida, pelo bem da coletividade.
Que Deus os proteja e os ilumine para os próximos confrontos e na retomada aos trabalhos. Amo vocês, de todo coração! E saibam que eu não me arrependo de nada do que fiz, do que disse, porque sempre fiz com muito amor, acreditando que era o melhor a ser feito. E eu prometi não desistir e assim vou até o fim das minhas forças, talvez até quando nada mais puder ser feito, porque no final todos continuaremos vivos, continuaremos nossas vidas e outras histórias virão e temos que estar prontos para elas.
Lindo lindo lindo! Tuas palavras emocionam!