Quando recebo as matérias da Assessoria de Imprensa da equipe, na pessoa do Rafael Alonso, gosto de verificar se alguém na mídia já o publicou para então postar aqui como um link de matérias veiculadas pela internet, mas ultimamente ou demora muito para sair, ou nem sai, então vou tomando a liberdade de postar aqui, porque acho que todo mundo que acompanha o basquete tem direito a ter as melhores notícias e particularmente acho que o Rafael está cada vez melhor nos textos que vão para o site oficial, bem completos, informativos e interessantes, com números, comparativos que é o que a gente gosta de ler da nossa equipe e que a mídia em geral não se incomoda em fazer, não com a nossa equipe, e que eu não tenho muito talento para fazer.
Então segue a matéria de hoje:
Joinville conta com quarteto afiado para partidas fora de casa
Há três temporadas o Basquete de Joinville defende o posto de ter a melhor defesa do Brasil. Até o início do segundo turno do Novo Basquete Brasil, a história segue a mesma. Com apenas 1045 pontos sofridos, a Ciser/Araldite/Univille é a equipe que mais impõe dificuldade ao ataque adversário.
Com o ótimo funcionamento do sistema defensivo, um quarteto ofensivo tem garantido as vitórias ao time do técnico Alberto Bial. Nesta sexta-feira, às 20h30, contra o Flamengo, no Rio de Janeiro, e domingo, às 11 horas, contra o São José, no interior paulista, a expectativa é de que Jefferson Sobral, André, Manteguinha e Audrei estejam inspirados novamente.
Depois de 53 partidas na temporada 2009/10, o ala/armador André Góes é o cestinha do time com 585 pontos. Apesar de jovem, ele se firmou na equipe neste NBB e se tornou um dos homens de confiança de Bial.
Apesar de disputar seu primeiro campeonato nacional pelo Joinville, Audrei demonstra personalidade. Entrosou-se com os companheiros em pouco tempo e é uma das armas ofensivas do time. O gaúcho de Santa Cruz do Sul já anotou 575 pontos.
O armador Manteguinha e o ala Jefferson Sobral, assim como já ocorreu na temporada passada, seguem decisivos. Em função de uma lesão no pé, Manteguinha perdeu a pré-temporada da Ciser/Araldite/Univille, mas já retomou o ritmo de jogo e aparece na terceira posição da artilharia, com 569 pontos.
No cômputo geral dos maiores pontuadores, Sobral está em quarto, com 550 pontos. No entanto, ele é o principal cestinha da equipe no NBB, com média de 16 pontos por partida durante os 22, 4 minutos que, em média, permanece em quadra.
Abaixo, alguns números do quarteto ofensivo do Joinville:
Ranking de pontuação na temporada:
André: 585
Audrei: 575
Manteguinha: 569
Sobral: 550
Ranking de pontuação no NBB (média):
Sobral: 16,64 (22, 4 minutos)
Manteguinha: 14 (30 minutos)
André: 12 (27 minutos)
Audrei: 10 (21,6 minutos)
Total de pontos no NBB:
Sobral: 233
Manteguinha: 196
André: 171
Audrei: 147
Quem mais tentou no NBB:
Sobral: 540 tentativas (43,15% de aproveitamento)
Quem menos tentou no NBB:
Audrei: 304 (48,36% de aproveitamento – melhor do quarteto)
Recorde no NBB:
Sobral: 33 pontos (Assis x Joinville, 20/01/2010, primeiro turno)
Rafael Alonso
Assessoria de Imprensa – Basquete de Joinville