Às 3h da madrugada de segunda-feira, nossos garotos iniciam a participação na Liga das Américas, embarcam para o primeiro destino: Curitiba, de onde pegam o voo às 6h para São Paulo, fazem escala em Lima no Peru até chegar na Cidade do México. Da capital mexicana seguem de ônibus até Xalapa, com previsão de chegada a meia-noite de segunda para terça, hora local (cerca de 4h da madrugada aqui), ou seja, menos de 24h antes do primeiro confronto que ocorre às 2oh (meia-noite aqui) contra a equipe argentina Obras Sanitárias. São três dias, três jogos e uma experiência que não tem preço. Os jogos serão difíceis e vão exigir toda força, todo talento e toda concentração de nossos guerreiros.
Mas eu sei que quando a madrugada do dia 11 chegar, vou perder o sono, pois meu coração estará embarcando com nosso garotos nessa jornada distante e muito importante para nosso basquete. E porque não dizer histórica? Quando poderíamos esperar que algo assim acontecesse? Há três anos nós quase ficamos sem equipe, quanto mais almejar campeonatos internacionais.
Hoje sabemos que para nossa equipe qualquer coisa é possível e se hoje vivemos esse momento único é graças ao empenho de nossa comissão técnica que não poupou esforços para tornar a possibilidade da vaga em uma realidade, pois nenhuma outra equipe iria ajudar um pouco que fosse a viabilizar nossa participação. Afinal, a verdade é que para os grandes times a gente incomoda, e incomoda muito, por isso eles não nos respeitam e acham que com isso nós iremos desistir, o que eles parecem não se dar conta que aqui a gente não desiste, simplesmente porque acredita no trabalho, no conjunto e na paixão que desperta. Se eles não respeitam, o problema é deles, isso não fará com que acreditemos menos.
E o que me alegra é saber que, por mais difícil que seja esse desafio que enfrentaremos em breve, ter tido a oportunidade de estar lá já é uma vitória. São outras escolas, outros estilos de jogo que só tem a agregar ao nosso time e a nossa luta. Mais importante do que conseguir a vaga, que seria uma façanha maravilhosa, é o aprendizado que esse grupo vai alcançar e que poderá ser aproveitado no NBB e em tudo que vier daqui para frente.
Nossa equipe está mais madura, mais forte e acredito que consciente de que a excelência só é alcançada com muito trabalho, forçando limites e que nada virá com facilidade, porque como me disseram outro dia, vir do zero é fácil, ser bom é fácil, difícil é ser excelente. É, ser excelente é ser sempre melhor, é nunca parar de se aperfeiçoar, é viver numa constante insatisfação, na crença de que há sempre algo que pode ser melhorado. E é isso que vejo em nossos garotos, essa necessidade, essa gana por crescimento.
Ter ido ao ginásio na sexta-feira só trouxe a tona todo amor, carinho e admiração que sinto e me fez perceber quão grande era minha saudade. Saudade do carinho, do abraço, de ouvir a voz, acho que agora meu ano começou de verdade, agora me sinto renovada, renovada na força e no sentimento, sensações que me permitem hoje olhar pela janela, sentir a brisa, fechar os olhos e percebê-los perto de mim como se ainda não tivesse saido do ginásio.
É essa sensação que me dá forças para acreditar numa viagem abençoada e vitoriosa, seja qual for o resultado que vier de lá, porque no México vocês não serão apenas Joinville, mas serão Brasil, tem orgulho maior do que esse? Vocês serão nossos guerreiros lutando por um feito ainda mais inédito do que apenas participar. Realmente não sei o que acontecerá e também não vou pedir nada de vocês, porque sei, que dentro de cada um existe a vontade de fazer o melhor e isso me basta, por isso só quero desejar que essa viagem seja a melhor possível, que vocês cheguem em segurança e com a mesma força que sairem daqui, sei que essa parte é complicada pelo desgaste da viagem que será imenso, mas sei que há sempre uma boa reserva dentro de cada um chamada: garra.
Então, recebam meu carinho, meu abraço e meu desejo de boa viagem. Que Deus os proteja, os ilumine e proporcione a vocês o que for melhor. Que Deus os abençoe durante toda essa viagem e que vocês possam voltar de lá com algo mais do que você levaram. Estarei aqui torcendo, vibrando e intercedendo a todo instante para que nada de ruim lhes aconteça, assim como muitos por toda a cidade.
FAÇAM BOA VIAGEM, VÃO COM DEUS E NÃO ESQUEÇAM QUE JOINVILLE ACREDITA, CONFIA E ESTÁ COM VOCÊS NESSA JORNADA!
FORÇA, CORAGEM, PERSISTÊNCIA E UNIÃO!
AMO VOCÊS!