Recentemente escrevi num forum que não acreditava em favoritos no NBB, tão pouco em equipes fortes e fracas, acreditava em equipes mais ou menos preparadas, todas estão entrando em quadra para brigar e fazer o basquete crescer.
Muitos jogos difíceis nos esperam. Daqui para frente 5 adversários Paulistas, mais do que embalados pelo seu fortíssimo campeonato estadual, mas o nosso Joinville está preparado para o que vier, porque o grupo está disposto a aprender, a melhorar e juntos tudo pode ser compensado e corrigido. Juntos, tudo se torna pequeno. E meu coração já bate mais forte, porque sei que poucas horas me separam desse reencontro tão desejado. Senti tanta falta de vocês, mas sei que essa ausência era por um bom motivo.
E falando nisso, ontem falava de motivação e do que tinha aprendido com nossos garotos e hoje ao ler a coluna de Enio Alexandre no ND do final de semana, percebi que suas palavras eram exatamente o que eu queria dizer, então tomo a liberdade de reproduzir seu comentário: “Com tranquilidade, a Ciser/Araldite/Univille garantiu o troféu de campeão no basquete masculino. Naturalmente, a vitória de Joinville na modalidade era mais do que esperada. Mas é bacana ver como o time se empolga em participar do evento. Esta dedicação numa competição em que os adversários são mais fãs do que rivais é contagiante. Não se percebe rancor dos times que perdem para os joinvilenses no Estadual e nos Jogos Abertos. E a razão é o respeito que o time tem pelas competições que participa.” Eis aqui a grande chave do sucesso de nossa equipe: respeito! Não importa a disparidade no nível técnico ou no condicionamento físico, no investimento, o favoritismo, importante é fazer o que eles gostam de fazer, da melhor forma possível, sempre se aprimorando e aprendendo. É a humildade desses garotos que faz as pessoas os admirar e é isso que me dá a certeza de que podemos ir muito longe, que nossa estrada poderá ser longa, mas será cheia de conquistas e grande recordações.
Assim, amado time, amanhã, nesse novo encontro, lhes desejo uma boa noite de sono, um despertar tranquilo e um jogo sem atropelos, pacífico. Que a calma tome conta de suas mentes e vocês possam colocar em prática tudo que foi planejando e tudo que for necessário para atingir um resultado positivo. Boa sorte, amores da minha vida… o que seria eu sem vocês…