Se fechar meus olhos, mesmo agora, mais de duas horas após o término da partida ainda posso sentir a vibração e os gritos da torcida ecoando por todos os cantos do Centreventos lembrando em muito nosso caldeirão no Ivan Rodrigues. E meu coração ainda dispara só de lembrar lances e momentos dessa partida memorável.
Um frio percorria a minha espinha antes da partida iniciar, temia sermos surpreendidos com uma ferocidade em quadra que não aconteceu por parte de nosso velho conhecido adversário. Desejava uma partida limpa e digna do nível das duas equipes e principalmente em respeito a torcida que compareceu em peso para apoiar nossa equipe, o que também não aconteceu, fomos desrespeitados em nossa própria casa numa tentativa covarde e inapropriada de nos desestabilizar. A parte boa? Nós Vencemos! É, e com “V” maísculo mesmo, tal qual nossa equipe se apresentou, imensa, focada e unida.
Quando a bola subiu eu já torcia meu dedos, angustiada temendo mais uma partida muito equilibrada e sofrida, daquelas de fazer a gente parar de respira, mas Shilton foi lá e deu logo uma cravada para abrir o placar e agitar o povo na arquibancada. Na defesa a equipe estava determinada em acabar com qualquer expectativa de se dar bem, enquanto no ataque Shilton se destacava dentro do garrafão.
Após a pequena vantagem construida na primeira etapa, seguimos focados e a ampliamos, foi então que o técnico Neto revezou alguns jogadores, nesse momento entra em cena nosso “monstro” Tiagão que aliado a velocidade imprimida vezes por Kojo, vezes por André seguia ampliando o placar, brigando no garrafão e “amedrontando” os oponentes, sendo o grande nome do segundo quarto.
No terceiro quarto o arrepio percorreu minha espinha outra vez, agora era o tudo ou nada e nosso adversário tinha por hábito guardar seu melhor para nos periodos finais, porém nosso grupo estava tão focado e determinado em perseguir o resultado que nem o maior empenho na marcação, ou as sequências toscas de faltas e as marcações bizarras tiram eles do objetivo. Aplausos para nosso grupo que seguia jogando basquete enquanto os outros tentavam a todo custo melar a partida.
Naquele momento nossa vantagem girava em torno de 20 pontos e por mais que eu achasse que a qualquer momento o equilíbrio retomaria seu curso, nossa equipe fez questão de nos presentear com uma aula de basquete e simplesmente desestabilizou o adversário, mostrando que não seria desta vez que permitiria uma recuperação.
Para o quarto e o último periodo restou vibrar e agradecer a nossos jogadores pela bela partida compartilhada. Ao longo do jogo pudemos lembrar porque nossa equipe é tida como “guerreira”, não temeu a pressão, acreditou em seu pontencial, acreditou no grupo e fez, prova disso é que 6 jogadores tiveram pontuação superior a 10 e no quesito eficiência os mesmos 6 alcançaram 2 dígitos.
O equilíbrio que eu estava esperando aconteceu unicamente no nosso grupo, com todos se revezando na pontuação, se ajudando e jogando junto, aproveitando o colega melhor posicionado, rodando a bola e gastando o tempo, tendo tranquilidade e segurança nos arremessos e não dando a mínima chance para o oponente.
Fomos grande e de virada assumimos a vantagem na série melhor de 5 das oitavas de final. Passamos a ter uma nova missão pela frente, mais difícil, porém não impossível. A prova disso foi o jogo de hoje, aliás, todos os jogos, já mostramos nosso potencial e o conhecemos muito bem, temos que continuar aproveitando-o ao máximo para seguir em frente.
E nessa noite durmo em paz e com um sorriso nos lábios, porque senti o calor da torcida vibrando com uma grande equipe em quadra que não poupou esforços para dar o seu melhor. Descanso satisfeita na certeza de que acreditar e incentivar é o melhor que faço e que ainda assim será pouco diante das lições que temos recebido nessa temporada. Não é apenas uma questão de talento, é também garra, trabalho, perseverança, determinação e mais do que nunca vocês tem provado que isso sim pode levar mais longe, mas que acima de tudo precisamos acreditar em nós mesmo.
Garotos parabéns, a vitória é de vocês pois vocês a conquistaram de todas as formas possíveis. Nos vemos em Limeira…