O Basquete de Joinville desembarcou em Poços de Calda, Minas Gerais, no final da manhã desta sexta-feira. A viagem, feita de ônibus, durou cerca de 12 horas, mas foi tranqüila. Em solo mineiro, a Araldite/Univille tenta fechar a temporada 2010/11 de maneira digna e, de preferência, com mais um título na bagagem. De 29 de maio a 1 de junho, a equipe disputa o Jogos Abertos Brasileiros (Jabs).
O time de Alberto Bial se credenciou a participar da competição nacional depois de conquistar o pentacampeonato consecutivo do JASC, uma espécie de etapa estadual do campeonato.
A estreia da Araldite/Univille no Jabs está marcada para o próximo domingo, às 19 horas, diante do Goiânia, representante de Goiás. Na segunda, o adversário é o Itaúna, de Minas Gerais, também às 19 horas. Na primeira fase, os nove times estão divididos em três grupos. O vencedor de cada chave, mais o melhor classificado pelo índice técnico, garantem vaga nas semifinais. A final ocorre na quarta (1/6), às 13 horas.
Antes da abertura do Jabs, o Joinville fará um jogo-treino contra a Seleção Brasileira Sub-19. Os garotos da seleção nacional treinam em São Sebastião do Paraíso, local da partida e cidade próxima a Poços de Calda. O jogo ocorre às 20 horas, no sábado.
A Araldite/Univille viajou a Minas Gerais com cinco desfalques: os pivôs Shilton e Coloneze, o ala/pivô Renato e o armador Manteguinha, lesionados, e o armador Paulinho Boracini, que está no Rio de Janeiro para finalizar seu processo de militarização.
O Joinville busca o bicampeonato do Jabs. Em 2008, foi campeão, em Jaraguá do Sul. Ano passado, em Cuiabá, foi vice, sendo derrotado pelo São José dos Campos na decisão.
Rafael Alonso
Assessoria de Imprensa – Basquete de Joinville