5º jogo. O peito cheio de otimismo e na bagagem muita esperança e desejo que realizar um sonho, fazer história. Viver aquele momento não tinha nem como ser representado em palavras e a forma como chegaram até ali era motivo de sobra para sentir confiança e persistir.
Todos esses últimos jogos de pura raça e superação trouxeram esse novo ingrediente para a quadra: a confiança, porém, sem substimar o adversário. Nunca desprezaram as dificuldades, tão pouco se deram por vencidos, e com esse sentimento pulsando dentro do peito eles entraram em quadra no domingo e deram o seu melhor.
Por um momento, era possível acreditar que nem estavam tão longe de casa. Na arquibancada uma legião de apaixonados e orgulhosos torcedores, viraram a noite na estrada para amanhecer na frente do ginásio. Recepcionaram os jogadores e foram para a arquibancada, prontos para entrar na quadra e ser o sexto homem.
Na cidade, muitos e muitos computadores ligados, navegando no twitter e no site da liga, acompanhando lance a lance da partida e mandando muita, mas muita energia positiva. Eu arriscaria dizer que esse jogo mobilizou a cidade, até mesmo quem não acompanha diretamente o basquete e encheu de orgulho um povo que aprender a amar o basquete.
Durante quarenta minutos não faltou emoção, garra, determinação, equipe e o desejo quase desesperado pela vitória e eu diria que ela significava muito mais do que a permanência no campeonato e a colocação na tabela entre os 4 melhores do país, ela era muito mais importante do que isso para esses bravos jovens que se dispuseram a lutar com todas as suas forças.
Foi um jogo para testar os limites, as forças e os nervos e apesar das diversas dificuldades enfrentadas e do resultado, ao zerar do cronometro não ser aquele almejado, sinto ter sido um dos jogos mais importantes já disputados por nossa equipe. Num campeonato tão equilibrado, disputado e imprevisível como tem sido esse NBB, nós não alcançamos o objetivo maior, mas mostramos a nossa força e tenho certeza que ainda colheremos muitos frutos dessa participação.
A verdade é que nunca estivemos tão perto de algo tão grandioso, porém, se não o alcançamos é porque talvez ainda nos falte aprender algo, ou que precisávamos passar por isso para nos tornarmos ainda mais fortes. Posso falar por experiência que aceitar e digerir esse tipo de coisa não é nada fácil, mas o tempo nos mostra que tudo acontece como tem que acontecer. E o que fica é que a partir desse momento não devemos nos curvar perante ninguém, nem nos intimidar, porque somos grandes, sim gigantes eu diria e sim, nós podemos vencer qualquer equipe e chegar aonde quisermos chegar.
O objetivo não ficou apenas no sonho e enquanto havia possibilidade dele ser alcançado, vocês o buscaram incessantemente. Eu me orgulho de ter visto o quanto vocês lutaram durante toda a temporada, principalmente nessas duas etapas dificílimas que foram os playoffs. Vocês lutaram bravamente e partida após partida foram se aprimorando e crescendo. As pessoas acostumaram-se a tomar como base estatísticas e nosso histórico, mas esqueceram que mudamos, amadurecemos e da forma como nos apresentamos principalmente nessa última fase mostrou que não baixamos a cabeça, nem nos deixamos abater, porque quem estava de fora não tinha o direito de dizer que vocês não eram capazes e isso provou o quanto vocês são corajosos porque de alguma maneira contrariaram a lógica e mostraram que há muito sobre nós que precisa ser respeitado e levado em consideração. Chega de sermos substimados.
Contra tudo e contra todos vocês defenderam e representaram majestosamente não apenas a cidade, mas o estado e porque não dizer toda a região Sul desse imenso país, porque afinal de contas temos nos mantido na elite do basquete nacional por várias temporadas, enquanto alguns vem e vão, e tudo isso por méritos dos atletas, da comissão técnica, dos patrocinadores que vem acreditando nesse projeto e permitindo que ele exista e cresça e também da torcida que nessa temporada mostrou a força e a crença da cidade nesse grupo.
Nada pode ser feito com o que passou, mas tenho certeza que estamos no caminho certo e que ainda há muito por empreender. Vocês estão plantando dedicação, trabalho, espírito de equipe, disciplina, coragem, esperança, admiração e chegará o tempo de colher os frutos. Acreditem que ele chegará brevemente.
No mais, só posso agradecer por mais um ano cheio de alegrias, emoções e vitórias. Dentro do coração de cada pessoa que os admira ficará o exemplo que vocês deram em quadra, a luta, a vontade, a coragem, ficará a esperança e o desejo de continuar em frente. Ficará para todos a inspiração para nunca desistirmos e a coragem para nos reerguer após uma queda. Ficará essa luz, que brilha sem parar e que deixa tudo mais radiante.
Obrigada por nunca terem deixado de acreditar e por nos presentear com tantos momentos de magia e inspiração. Obrigada por acreditar no projeto, por vestir e defender nossa camisa. Por nos honrar e representar tão bem nossa cidade, levando-a para todos as regiões. Obrigada por serem nossos guerreiros…
Essa temporada foi mais um belo capítulo na história de nosso basquete. Um capítulo marcante e que em momento algum deverá ser lembrado com tristeza, apenas com orgulho. Que ele seja a fagulha para reacender a esperança, quando a mesma faltar, nos dando força para continuar caminhando. Outras batalhas virão… e estaremos preparados!