O Basquete de Joinville justificou mais uma vez as bandeiras que caracterizam a equipe: superação, raça e determinação. Na noite desta quarta, a Araldite/Univille conquistou vitória heróica sobre o Pinheiros/Sky, em São Paulo, e forçou o quarto jogo na série de quartas-de-final do Novo Basquete Brasil. Depois de um empate em 90 a 90 no tempo regulamentar, os comandados de Alberto Bial venceram na prorrogação por 105 a 103. Agora, o playoff tem o Pinheiros em vantagem, 2 a 1, mas o Joinville pode igualar a série caso triunfe nesta sexta, às 20 horas, no Ivan Rodrigues.
No tempo regulamentar, cada equipe dominou uma metade do jogo. No primeiro tempo, o Joinville aplicou uma defesa forte e apresentou aproveitamento espetacular no ataque. O pivô Tiagão, outra vez titular, anotou 15 pontos. Manteguinha também apresentou a regularidade costumeira. Os primeiros 20 minutos terminaram com placar de 50 a 35 em favor do Joinville.
O Pinheiros voltou avassalador no terceiro período. Liderados pelo ala Marquinhos, os mandantes cortaram a diferença logo nos primeiros cinco minutos e mostraram que não estavam dispostos a perder dentro de casa.
Embora tenha se aproximado rapidamente no marcador, o Pinheiros não conseguiu passar à frente nem abrir vantagem. O período final permaneceu equilibrado, com o Joinville liderando pela vantagem mínima. Na bola final, o Pinheiros empatou o jogo em 90 a 90 e levou o confronto à prorrogação.
No tempo-extra, o Joinville mostrou a força do grupo. Com raça, pontuou no momento certo e bateu o adversário fora de casa. Os números provam o desempenho fantástico do conjunto. Seis atletas com mais de 10 pontos: Manteguinha (21), Paulinho (17), Gruber (16), Tiagão (15), Shilton (14) e Audrei (12). Coloneze e Schneider, que vieram do banco, contribuíram com cinco pontos cada. O capitão Shilton também chegou ao duplo-duplo, já que pegou 11 rebotes. Já Tiagão quebrou o recorde de roubos de bola do NBB, com seis desarmes.
Os ingressos para o jogo entre Araldite/Univille e Pinheiros/Sky, o quarto da série de playoff, começam a ser vendidos nesta quinta, a partir das 14 horas, na loja da Apolo Sport (Rua Nove de Março, 664, no Centro). As bilheterias do Ivan Rodrigues só vão funcionar na sexta, dia do jogo, a partir das 16 horas. Os preços são de R$ 14, 00 (inteira) e R$ 7, 00 (meia).
Ficha do jogo
Pinheiros/Sky 90 (103) x 90 (105) Araldite/Univille
Local: Clube Pinheiros,São Paulo
Horário: 20 horas
Placar dos quartos
1º quarto: 16 a 26
2º quarto: 19 a 24
3º quarto: 36 a 23
4º quarto: 19 a 17
Prorrogação: 13 a 15
Pontuação:
Manteguinha: 21
Paulinho: 17
Gruber: 16
Tiagão: 15
Shilton: 14
Audrei: 12
Coloneze: 5
Schneider: 5
Rafael Alonso
Assessoria de Imprensa – Basquete de Joinville