O Basquete de Joinville não resistiu à força do atual campeão brasileiro e da Liga Sul-americana e foi derrotado na noite desta sexta-feira por 91 a 81. A Araldite/Univille encostou no placar em diversos momentos da partida, mas o Brasília soube controlar as ações nos momentos capitais. O armador Nezinho e o ala/pivô Guilherme Giovanonne, inspirados, foram os principais pontuadores do jogo – 21 pontos cada um.
O Joinville começou a partida disperso e permitiu ao Brasília – que explorou com velocidade e categoria os erros do adversário e os contra-ataques – abrir 14 pontos de vantagem. Alex, certeiro na linha dos três pontos, garantiu a vitória dos visitantes no primeiro quarto por 23 a 16.
No segundo quarto, a Araldite/Univille reagiu com Gruber e Paulinho. A equipe teve oportunidade de encostar e de passar à frente, mas cometeu erros no ataque e perdeu alguns rebotes, dando outra chance ofensiva ao rival. O primeiro tempo terminou 45 a 39 para o Brasília.
O terceiro quarto começou e a dupla Nezinho/Giovanonne elevou a vantagem no placar do time do Distrito Federal. O Joinville voltou à caça do adversário, assim como nos primeiros minutos. Manteguinha e Audrei, com arremessos certeiros, deixaram o confronto equilibrado outra vez. Schneider e Tiagão também apareceram bem do banco de reservas e o terceiro quarto encerrou com os times quase iguais: 64 a 66.
No último quarto, a Araldite/Univille batalhou até os instantes finais, mas prevaleceu a defesa mais agressiva e o melhor aproveitamento no ataque do Brasília. Nezinho converteu consecutivas bolas de três pontos e Giovanonne levou vantagem no jogo interno. O técnico Alberto Bial fez as trocas necessárias, mas o time não conseguiu reagir. No final, o atual campeão nacional valorizou a posse de bola e venceu o jogo.
Para o armador Manteguinha, a defesa do Joinville teve falhas. “Nosso time defendeu para 91 pontos. Se tomarmos essa pontuação contra qualquer equipe forte, vai ser difícil de sair com a vitória. Começamos mal o jogo e o Brasília abriu vantagem. Precisamos iniciar o jogo mais concentrados”.
O técnico Alberto Bial reconheceu que “o sistema defensivo da equipe não foi o ideal”, mas preferiu ressaltar o mérito do adversário. “Jogamos contra o melhor time do Brasil e o atual campeão da Liga Sul-americana. Eles foram melhores e mereceram a vitória”.
A Araldite/Univille volta à quadra no domingo, às 11 horas, contra o Uberlândia, também no Ivan Rodrigues.
Ficha do jogo
Araldite/Univille 81 x 91 Brasília
Local: ginásio Ivan Rodrigues, Joinville
Horário: 20 horas
Placar dos quartos
1º quarto: 16 a 23
2º quarto: 23 a 22
3º quarto: 25 a 21
4º quarto: 17 a 25
Pontuação
Paulinho: 17
Gruber: 16
Manteguinha: 14
Audrei: 9
Shilton: 8
Tiagão: 8Schneider: 3
Bristott: 3
João Victor: 3
Rafael Alonso
Assessoria de Imprensa – Basquete de Joinville
Ah sim eu percebi, já nasceu então… ou será que foi alarme falso, ah que pena… Você não precisa ser cinica comigo, não estou tentando fazer cena, pq não faz o meu tipo. Tem coisas nessa vida q vc não pode mudar e uma delas é a minha existência. Não precisa ficar esse climinha de rivalidade, de antipatia, só fica se vc quiser. É só uma curiosidade natural por saber como estão as pessoas q se conhece, ponto final. Agora se vc quer me tacar pedra por isso, é infatilidade da sua parte, já passei da fase de me preocupar com isso. Só quero que sejam felizes e isso é de coração, não é falsidade, pq isso tbm não combina comigo…