Faltam apenas 3, sim apenas três dias para a estréia de nossa equipe no NBB. A ansiedade já é parceira habitual no dia a dia e é impossível pensar em outra coisa se não basquete. Estamos com fome de bola, nosso coração está descompassado suplicando pelo quicar da bola, estamos carentes de basquete.
A cidade já está no clima do NBB. No ginásio o mural já anuncia a estréia, nos meios de comunicação a apresentação oficial da equipe, do uniforme e do novo parceiro é notícia. Dessa forma não dá para não pensar em basquete. Você percebe a ansiedade das pessoas em ver a equipe em quadra, no desejo de participar dessa festa tão nossa, tão aconchegante, tão fundamental.
Tenho certeza que o basquete faz parte da vida de muitas pessoas, assim como faz da minha. É o ponto de encontro com amigos, lugar para dividir paixões, emoções e viver intensamente a magia do esporte. As diferenças entre classes, raças não importam quando algo que amamos entra em quadra para defender nessas coisas.
Não tivemos pré-temporada e os poucos jogos que ocorreram foram longe de nós, uns aliás, bem longe. Tivemos pouco contato com os jogadores que chegaram, alguns nem tem a real dimensão do que nossa torcida é capaz de fazer e além do mais, corremos o risco de só agora nos dar conta ou sentir falta daqueles que não estão mais aqui e tomar isso com pesar. Digo isso porque apesar de ter ido tantas vezes no treino, tê-los acompanhado durante esses meses, só agora parece que algumas coisas tornaram-se reais, porque agora estou sendo obrigada a aceitar o fato de que algumas pessoas de quem gosto não estarão mais vestindo a nossa camisa.
É o NBB está chegando, falta muito pouco agora. E esse é o momento de começarmos a pensar um pouco a respeito. A cada nova edição o processo melhora e evolui. O gerenciamento está cada vez mais profissional, o que reflete diretamente nas equipes, que buscam construir uma estrutura forte, ter uma base sólida e fortalecer sua marca e sua história no cenário nacional. Por isso, uma coisa é certa: não haverá equipes fracas nem fortes, mas sim equipes determinadas a ocupar a melhor posição no ranking. Cada vitória será extremamente preciosa, o que fará de todo o campeonato, algo ainda mais emocionante.
Tenho certeza que esse NBB não lembrará em nada os outros. Acredito que os anteriores serviram de base para corrigir muita coisa, tanto na Liga, quanto nas equipes, afinal a primeira edição foi um experimento, a segunda foi a afirmação, a terceira deverá ser a consolidação, principalmente no que tange seriedade, organização e compromisso.
Ter um gerenciamento pautado nas equipes faz com que todos enxerguem todos os lados, possam planejar e repensar certas situações e modificá-las se necessário. Acredito num NBB mais justo e imparcial para todos, alias, é o que desejo, afinal em algum momento todos sofremos com decisões equivocadas ou precipitadas, falta de organização, segurança, entre outras que nem convém citar. Faz parte da evolução reconhecer erros e melhorar, por isso acredito nas regras, mas para que elas sejam cumpridas é necessário haver imparcialidade.
É ruim para o esporte quando algumas equipes ditam as regras ou são imunes a aplicação delas. Não podemos ficar acreditando que o campeonato perderia a graça se a equipe A ou B não participasse, porque nosso foco é reerguer o esporte pelo crescimento das equipes e não o contrário, permitir que poucas cresçam em função das demais, já que o campeonato não é feito apenas por poucas, mas por várias que lutam até o fim por seu lugar ao sol. Todas as equipes merecem respeito em vista de que tem um trabalho a zelar, são referência em suas regiões e são tão merecedores desse lugar quanto qualquer outra. Um nome não tem que valer mais do que trabalho sério e digno.
Enfim, podemos esperar um NBB repleto de emoções, sentimentos aflorados, lágrimas, sorrisos, euforia, vibração e muito, mas muito basquete de qualidade, com embates memoráveis e lances para fazer história, mas acima de tudo teremos um campeonato limpo, seguro e confiável para todos. Tudo que o basquete precisa é de credibilidade e isso está nas mãos de cada um.
QUE COMECE O ESPETÁCULO. ESTAREMOS PREPARADOS!
1 thought on “Contagem Regressiva”