O dia estava ensolarado, ameno e eu com uma disposição irreconhecível. Estava feliz pois sabia que do outro lado do mundo nossos garotos fariam história. Eu estava confiante de que teríamos uma grande vitória e na minha mente desenhava como iria começar a contar tal façanha, só estava esperando a notícia oficial para conhecer a trabalhar. Mas a notícia não vinha, nem oficialmente, nem através de um jogador, nada, silêncio.
As horas passavam e comecei a me dar conta de que algo estava muito errado, eu não havia me enganado no dia e naquele horário o jogo já teria que ter acabado e já teria que ter notícias. Tudo bem se minhas previsões estavam erradas e fomos derrotados, eu tinha certeza de que fizemos o possível, eu só queria informações, mas o silêncio continuava.
No início da tarde um lampejo trouxe a tona a verdade que eu não queria admitir: algo havia acontecido. A informação era extra oficial, não havia detalhes e por mais que parecesse não ser sério, eu estava sentindo que era bem mais sério do que se quer eu poderia imaginar. Nesse momento eu comecei a pensar nas famílias de nossos garotos, que com certeza já sabiam exatamente o que havia acontecido e simplesmente não podiam fazer nada. Para mim que não tenho nenhum vinculo com eles a impotência já é enlouquecedora, imaginem para os familiares.
No final da tarde a primeira notícia oficial, o primeiro choque, depois uma enxurrada de coisas. Eu poderia postar as matérias, os vídeos, as fotos, mas na real a única coisa que quero é esquecer que isso aconteceu, mesmo sabendo que será difícil, pois é como uma ferida aberta em nossa honra. Nós não merecíamos esse desfecho muito menos nossos garotos, que atravessaram o oceano, atendendo gentilmente o convite da CBB, indo com o compromisso de representar bem o país e acima de tudo escrever um capítulo importante em sua própria história e voltam com essa cena lamentável na bagagem.
Nós que os conhecemos, que estamos mais próximos nos sentimentos ofendidos e feridos com tudo isso, mas não foi apenas nossa cidade que foi humilhada, mas sim todo nosso país, afinal eles estavam lá representando nossa nação e já há quem diga que nem deveríamos estar lá, parece até querendo dizer que isso foi um castigo, por queremos aproveitar a chance e ter uma preparação digna de nossa vontade. Como que iríamos imaginar um episodio desses? Poderiamos imaginar qualquer desfecho, menos esse.
Cada agressão covardemente imputada em nossos garotos dói em mim nesse momento e sei que deve estar doendo em muita gente. E essa dor só terá fim quando eles estiverem aqui, perto das pessoas que os amam, longe desse pesadelo horroroso e inimaginável. Bela forma de comemorar o dia internacional do basquete, jogando o nome de nosso amado esporte na lama, usando de violência em algo que devia ensinar o respeito e o auto controle.
As imagens são chocantes que só de pensar nelas meu estomago se revira. É inaceitável tanta covardia de atletas de nível de seleção, se fosse amador, poderíamos até entender que é por falta de preparo psicológico, mas ainda assim seria absurdo, agora de profissionais, uma selvageria tamanha? Não, alguém me belisca e me diz que isso foi apenas um sonho ruim. É realmente eu gostaria de acordar amanhã e descobrir que nada disso é verdade, mas infelizmente é e o pior, nós podemos até superar, esquecer esse evento, mas nossos garotos levarão um tempo maior porque sinto o quanto essa oportunidade estava sendo valiosa para eles e tudo foi simplesmente foi arrancado prematuramente com toda essa brutalidade.
Que imagem ficou para nós brasileiros? Que imagem ficou para o mundo de tudo isso? Somos culpados? Os incitamos para a briga? Tenho certeza que não. Afinal 2 jogos já haviam ocorrido, as equipes já se conheciam e em 3 minutos de partida entendo ser tempo insuficiente para que houvesse algo tão grave que pudesse elevar os ânimos ao ponto de tanta violência e alias, nem que os ânimos estivessem elevados isso não poderia acontecer. Tudo que assisti, chocada, me deu a certeza de que fomos covardemente alvejados com socos, chutes, ataques conjuntos como se todo aquele cenário tivesse sido montado com essa finalidade. Fomos humilhados e massacrados sem motivo e deixamos a história que fomos construir sem um final condizente com nossa luta e com nossa postura durante todo o torneio amistoso. A última coisa que desejávamos era virar manchete por algo tão baixo e covarde, queríamos sim, que noticiassem nossos feitos, que pudessemos crescer com isso, aumentar nossa credibilidade.
Fica meu apelo, em nome de muitos que compartilham desse amor pelo basquete, que as autoridades analisem com muita cautela o caso e tomei as medidas cabíveis. O basquete não merece um episodio lamentável como esse para manchar sua imagem e seria uma vergonha que ele simplesmente fosse esquecido, sem apuração dos fatos, dos responsáveis bem como as respectivas punições. O basquete precisa crescer e ter credibilidade, mas enquanto cenas como essa se repetirem as pessoas vão pensar duas vezes antes de ir a um ginásio e pior a violência continuará reinar. Vão esperar alguém perder a vida para tomar uma atitude?
No mais só me resta pedir a Deus que proteja toda essa maravilhosa equipe, jogadores, comissão técnica, que possam logo estar em casa, junto de seus familiares e que esse lamentável momento fique bem longe de seus pensamentos, que possam restar boas lembranças e aprendizados dessa viagem. Que perdurem a experiência positiva, não a violência e que isso não abale a confiança de vocês. Fiquem firmes, Deus estará com vocês e nós também, de alma, mente e coração.
AMAMOS VOCÊS!
Bom Dia Ketty, quando vi as primeiras noticias na TV não pude acreditar no que estava acontecendo…fiquei chocada e aflita também pois não conseguir localizar mais informações na internet…Como você disse foi um episódio lamentável.
Vamos torcer para que todos cheguem bem!
E agora é ficar na contagem regressiva para inicio do NBB.
Abraço!
Ficamos no aguardo de ter vcs aqui na nossa casa,onde vcs sempre serão mto bem vindos,amados e respeitados……não importa o que os outros pensam e sim o qto vcs fazem a diferença pro nosso basquete….bom retorno a todos.
Fiquem com Deus.