Bial recebe prêmio de cidadão honorário de Joinville

O técnico Alberto Bial, da Ciser/Araldite/Univille, será mais joinvilense do que nunca a partir desta quinta-feira. Em sessão solene na Câmara dos Vereadores, que começa às 19h30, o comandante do Basquete de Joinville recebe o prêmio de cidadão honorário. O proponente do projeto de lei que deu origem à homenagem foi o vereador Lauro Kalfels (PSDB). Nascido em São Paulo e criado no Rio de Janeiro, Bial se considera joinvilense há bastante tempo.
Há cinco anos na cidade, ele se adaptou às características de Joinville e encontrou aqui a oportunidade ideal para desenvolver o projeto de basquete. “Desde meus primeiros dias eu já visualizei em Joinville um potencial pólo de basquetebol. Aqui nós temos tudo: capacidade econômica, empresários sérios e, principalmente, pessoas apaixonadas por esporte”.
Em pouco tempo, Bial levou a Ciser/Araldite/Univille a atingir feitos históricos na modalidade. Por duas vezes colocou a equipe entre as quatro melhores do Brasil e conduziu o Joinville ao Campeonato Sul-americano e à Liga das Américas, principais torneios do continente. No Estado, o time é imbatível há seis anos. Mas o envolvimento do treinador com a comunidade joinvilense extrapola os limites da quadra. Com o apoio da Brascola, Bial ajudou a criar quatro núcleos de iniciação desportiva espalhados pela periferia, que, atualmente, ensinam basquete gratuitamente a cerca de 400 jovens.
A metodologia do técnico também foi implantada nas categorias de base da equipe. Juntamente com o grupo de atletas, Bial promove visitas freqüentes a escolas e instituições beneficentes. Abigail do Rosário, que tem mais de 40 filhos adotivos, também foi “adotada” pelo Basquete de Joinville e recebe contribuições mensais.
Humilde, Bial imagina que talvez outras pessoas tivessem mais motivos para receber o prêmio, mas se orgulha pelo reconhecimento do trabalho. “Acho que plantei a semente do esporte, do basquete e da solidariedade em Joinville. Ser exaltado pelos vereadores, representantes legítimos eleitos pela população, é um grande orgulho”. Abaixo, alguns depoimentos de pessoas que marcaram a trajetória de Alberto Bial em Joinville:
Antônio Lennert, ex-presidente da Felej e que contratou Bial: “Não conhecíamos nenhum técnico no Estado. Por sugestão da Confederação, trouxemos o Bial. A chegada dele foi o grande passo para o ressurgimento do basquete na cidade. Antes, os garotos que faziam 18 anos paravam de jogar ou iam embora. Hoje, eles têm no alto rendimento, e no Bial, uma grande referência”.
Abigail do Rosário, a Mãe Abigail: “O Bial foi um presente de Deus na minha vida e na vida da minha família. Na Bíblia, consta que alguns amigos são mais chegados do que nossos irmãos. O Bial é assim para mim. Ele nos trouxe grande abertura, não só em Joinville como no resto do Brasil”.
Domingos Borges, taxista e amigo: “Sujeito mais legal que o Bial não existe. É o melhor cara com quem já trabalhei. Nunca se atrasou em corrida nenhuma. Não só no trabalho, como também em nossa relação pessoal, ele sempre foi sério e honesto”.
Shilton, jogador: “Minha carreira se divide em duas partes: antes do Bial e depois do Bial. Foi jogando sob o comando dele que consegui projeção em minha carreira profissional. O longo tempo em Joinville também me proporcionou estabilidade e me permitiu constituir família. E, claro, a maior dádiva da minha vida que foi o nascimento do meu filho”.
Lauro Kalfels, vereador e proponente da homenagem: “Ele é humilde, bom caráter, inteligente e muito competente. Tem uma sensibilidade social inesgotável. Foi o responsável por resgatar um esporte que estava praticamente esquecido. É uma singela homenagem a esse vencedor e agregador técnico de basquete”.
Desembargador Ricardo Roesler, grande incentivador do Basquete de Joinville: “Em pouco tempo aprendi a admirá-lo. Penso que a preocupação dele vai além do esporte, tendo como foco principal a formação do cidadão. Vendo essas qualidades, senti que ele poderia ser a coluna forte que sustentaria o nosso basquete”.
Walério Fernandes, Lelo, massagista: “Dentro dos cinco anos que trabalho com Bial, aprendi a conhecê-lo e a admirá-lo como um grande profissional. É um orgulho conviver e trabalhar ao lado dele”.
Rafael Alonso
Assessoria de Imprensa – Basquete de Joinville

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *