Superação

É incrível como acontecem coisas em nossas vidas, que quem está de fora não faz nem idéia. De alguma forma, às vezes elas nos marcam, às vezes influenciam em nossas ações. Quando são coisas ruins então, geralmente nos influenciam negativamente, nos enfraquecem, desestimulam, nos tiram o chão, nos deixando perdidos.

Nossos garotos, assim como nós, também são seres humanos e me pergunto: será que as pessoas quando assistem um jogo, e por vezes criticam nossos jogadores, tem consciência do mundo de coisas que está por trás de suas vidas? Pensa que eles também podem ter problemas, estar passando por situações complicadas, ou que simplesmente algo inesperado possa ter acontecido antes do jogo. Como seres humanos eles podem adoecer, bater o carro, sofrer um acidente, pode faltar energia elétrica no seu prédio, o filho se machucar, enfim aquela série de situações pelas quais todo mundo vai passar um dia.

Quem olha da arquibancada realmente não faz idéia de quanta coisa ruim pode estar acontecendo. Eu também não sei de tudo, o que sei é que confio no meu coração e às vezes ele me alerta para comportamentos, sinais, o problema é que em geral levo tempo para reconhecê-los. Se estou falando isso é porque aconteceu recentemente e que pode passar despercebido se não prestarmos bastante atenção.

Você pode ver o jogador entrar em quadra, dar um show de habilidade, ser o destaque e achar que está tudo bem, quando na verdade o que ele acaba de fazer foi uma grande prova de superação. Quem o observa, vibra, não sabe pelo que ele passou para estar no ginásio naquele momento e não se dá conta de quanto às vezes estar no lugar dele pode ser doloroso.

Nossos garotos são guerreiros, a cada dia encarando uma nova batalha, contra tudo e contra todos. Vencendo os adversários em quadra e os fora dela, que muitas vezes são até mais difíceis. Estão vencendo as adversidades e mantendo a cabeça fria para entrar em quadra e garantir a nós, torcedores, um belo espetáculo, mesmo que por dentro estejam atordoados ou destruídos, fracos ou perdidos. E eu tenho certeza que muitos de nós em situações parecidas já teriam fraquejado ou no mínimo produziriam menos. E isso não é pecado, nem sempre conseguimos ser fortes o suficiente para encarar os desafios tão logo eles nos são propostos, há pessoas que precisam digerí-lo primeiro, para então saber como agir. E se falo isso, é por experiência própria. Tudo que nos acontece tem um motivo de ser, nos ensina algo e nos fortalece. Se sou quem sou hoje, para muitos até uma fortaleza, é porque aprendi com a vida e agora estou aprendendo a reconhecer esses momentos nos outros, isso também faz parte do aprendizado.

O que gostaria de deixar com isso, é que o simples fato de encarar nossas adversidades, com coragem, mesmo que elas nos assustem ou desistimulem é um ato de superação, viver é se superar a cada dia. E se nos faltar coragem, determinação, é só olharmos para a quadra, atrás de cada rosto, cada uniforme haverão inúmeras histórias para nos inspirar.

Se superar, não é vencer o jogo sempre, às vezes é preciso perder, para encontrar uma resposta. A superação está em fazermos o nosso melhor, o melhor naquele momento com o pouco de força que tivermos, mesmo que não o seja aos olhos dos outros. Se superar é não ter medo de admitir as dificuldades e de admitir que haverão momentos ruins, afinal não vencemos sempre. É encontrar o equilibrio dentro de nós mesmo que tudo esteja desmoronando. Se superar é aprender com os erros e tirar proveito das coisas ruins. Se superar é viver intensamente, independente das pedras, das maldades, das críticas e dos tropeços, por piores que sejam, é apenas viver, como se tudo dependesse daquele momento.

Vocês, garotos, serão sempre minha inspiração, minha fonte inesgotável de coragem e energia. É em vocês e nos exemplos que vocês me dão, mesmo sem perceber, que vou encontrar forças para continuar caminhando. Será observando e buscando as histórias que fazem de vocês, quem vocês são, que aprenderei a erguer a cabeça e deixar as coisas ruins fora da quadra. E na força que vocês demonstram, mesmo com a cabeça virada de cabeça para baixo, que encontrarei meu equilíbrio e o meu melhor. Vocês são guerreiros, guerreiros na quadra e na vida, meus exemplos de superação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *