Domingo, dia das mães, quase tudo foi igual a todo domingo, exceto que fomos almoçar fora, as três gerações de mulheres e seus conflitos habituais. De resto apenas fiquei jogada na cama assistindo filme e curtindo o meu mais novo e preferido passatempo: pensar na equipe de basquete, olha está aí uma coisa que não tiro folga em dia algum, é qualquer dia, qualquer horário, qualquer lugar, independente de ter jogo, eles parecem uma droga que vicia.
Então recebi um recado do Tiago, informando que agora também tem um blog, ah que alegria, poder ler algo escrito por um deles. Isso veio a culminar com objetivos antigos meus, meu constante hábito de querer desvendar o ser humano por debaixo do uniforme. É como se fosse uma forma de justificar o que sinto, acho que conhecer as pessoas como são, o que gostam de fazer, o que as desgradam, qual sua história, é um fascínio meu, mas é algo que deve vir naturalmente. Eu gosto tanto deles, mas nem sei realmente quem são, sei o que vejo, contando com minha intuição. Acho que por isso vivo falando de mim, é que tenho necessidade de que as pessoas gostem de mim pelo que sou, que me conheçam por mim mesma, não por boatos, como se quisesse abrir um caminho, uma porta para uma nova etapa.
Pela primeira vez minhas palavras tem importância para alguém, sim porque conheci uma pessoa uma vez para quem dediquei muito do meu tempo para escrever coisas a respeito do que sentia, de certa forma para festejá-la, homenageâ-la e no final fui desprezada porque atitudes valem mais do que palavras. Sei que atitude é importante, mas minhas palavras trouxeram a possibilidade de me aproximar de pessoas que para mim já eram tão queridas, ou seja, foi a consequência, um caminho natural. Porém, de repente passei a ter necessidade de me mostrar como sou, para reforçar o que digo, pois é, eu sou assim, que jeito. E não adianta eu me esconder, sou muito transparente para enganar as pessoas, me fazendo passar por algo que não sou. E acho que até aqui isso tem sido suficiente para ter o carinho deles. Posso não ser a fã mais alucinada, mais interessante, mais despachada, posso não ficar tecendo elogios pessoais a cada um, nem saber aonde encontrá-los nos finais de semana que estão de folga, mas eu sei que de alguma forma minhas palavras causam efeito. Tenho tentado sempre ser imparcial quanto a comentar sobre eles, justamente por não querer ferir sua privacidade, alguns confesso que tenho até medo de escrever as vezes, justamente pela preocupação de com meu carinho ser incoveniente.
Sei que é comum cada um eleger seu predileto, enchê-lo de elogios, lhe dedicar toda atenção, seja por beleza, por atitude, pela forma que joga, pela atenção que dedica, eu ainda prefiro tentar me dividir em 14, mas lógico que não vou ser hipócrita de dizer que não tenho um preferido, sim eu tenho em cada um desses elementos que citei e em outros também, inclusive no quesito “faz o coração bater mais forte”, fala sério também né, sou humana e quem nunca teve uma “quedinha” por um ídolo? Mas nem por isso “me passo”, não combina comigo e vai contra ao propósito de tudo que tenho criado e defendido.
Algumas pessoas não tem problema em deixar suas preferências bem claras, mas eu prefiro me manter discreta, entendo que nesse momento tudo que tivermos de bom deve ser concentrado nesse propósito maior que é incentivar nossa equipe a seguir adiante, independente de se gostar mais de A do que de B, ou achar o C mais bonito que o D, isso pouco importa, eu tenho necessidade de que todos sintam-se queridos e contemplados por minhas palavras e gestos, porque acredito que esse seja o verdadeiro espírito de torcer, afinal estamos falando de uma equipe, então não podemos desprezar ninguém. É o grupo que vence o jogo. Só estou dizendo isso porque é o momento de unir forças, não dividir e porque união é o maior ensinamento que nos tem sido transmitido até aqui, cabe a torcida também colocá-lo em prática. E além disso, há também que lembrar de outra lição importante do nosso mestre: os interesses coletivos prevalecem sobre os individuais, isso deve se refletir na torcida também é a melhor forma de levar adiante tudo que esse grupo nos tem transmitido.
Deste modo, deixo evidente que respeito para mim é fundamental, me policio muito para não invadir a intimidade deles, até porque não passo de mais uma torcedora e se for para ter algo além do contato da quadra, dos jogos, vai partir deles. Eu vou continuar aqui escrevendo tudo que passa pela minha mente, apoiando, incentivando, transmitindo carinho, força e energias positivas sem cobrar nada, porque saber que estão bem para mim é o suficiente. O algo mais que falo é amizade que para mim é o sentimento mais maravilhoso do mundo, uma das formas de amor mais preciosas que existe e porque gosto de ter contato com pessoas inteligentes, alegres, chega de pessoas que me fazem mal. Sei que posso estar sonhando alto demais, tenho consciência disso, mantenho meus pés firmes no chão, mas tanta coisa eu não esperei e aconteceu… E esse mundo é todo tão novo para mim que talvez nem saiba lidar direito com ele ainda. Bem, talvez eu seja uma torcedora diferente. Hoje eles são minha fonte inesgotável de paz, de inspiração, quando em outro momento da minha vida consegui me manter tanto tempo escrevendo sobre um mesmo tema? Hum, faz tempo!
Eu sei que nesse momento quem estiver lendo vai concluir que tenho algum problema, é eu acho que tenho. Sempre me preocupo demais com o que os outros vão pensar, medo de ser julgada, mal interpretada, por isso parece que há todo momento estou me justificando por alguma coisa, preocupada em ter feito algo errado, acho que porque já sofri muito com isso pelo minha breve vida. Acho que ainda não vivi o suficiente para ter experiência de vida, mas o que vivi daria um livro que mais pareceria de ficção do que autobiográfico.
Enfim, amanhã começa tudo outra vez, retomo minha rotina de trabalho, longe dos meninos, nessa minha contagem regressiva para voltar a trabalhar na minha cidade, tentando manter minha mente concentrada e junto do meu corpo, não divagando nos arredores de quatro linhas, enquanto meu coração pulsa tal como uma bola laranja quicando na quadra…. Uma ótima semana a todos…