Bauru 89 x 86 Joinville

É tão fácil parabenizar, agradecer, achar palavras para dizer o quanto vocês são especiais, importantes, maravilhosos, o quanto jogaram bem, é uma enxurrada de mensagens e isso gera uma empolgação, uma alegria e porque não dizer uma certa segurança e auto confiança às vezes em excesso e quando acontece uma derrota? Para mim, parece que as palavras não veem, mas não porque não sei o que dizer, mas por medo de machucar mais do que isso já machuca. A derrota faz parte do ciclo natural de um jogo, 50% de probabilidade, mas nunca é fácil de digerir e quando ela acontece parece que desestrutura, desiquilibra e nos sentimos incapazes, mas a verdade é que aprendi a avaliar o contexto, para um campeonato o resultado é importante, definitivo, mas ele não demonstra que o campeão foi o melhor, é estático, numérico. Já na vida, também é importante a caminhada, a forma como chegamos até ali. Por isso, bravos guerreiros, não se sintam abatidos, fracos, porque isso não combina com vocês e nem a trajetória da equipe aponta para esse caminho, muito pelo contrário. Acreditem nessa força que existe dentro de vocês, no conjunto e na união, é ela que os move. Corrijam os erros, analisem as situações e cresçam, se encontrem como aquilo que vocês são, isso só os torna mais fortes. Eu tenho certeza que vocês deram o máximo e o resultado prova que vocês lutaram e lutaram muito, mas a sorte não estava muito ao nosso lado afinal. As poucas notas que tive acesso (e únicas que comentam nosso jogo) emautecem o equílibrio e a emoção da partida e isso se deve ao preparo que vocês tem, senão teria sido como se diz no futebol “de goleada”. Infelizmente não pude ver o jogo, só acompanhando as estatísticas no site da LNB que me enlouquecem.

Eu sei que estou de fora e por isso parece fácil falar, mas não estou completamente isenta dessa dor e desse sentimento, porque o que tenho de mais precioso está entregue a equipe: meu coração! E ele dói, me leva as lágrimas, porque queria essa vitória, acreditei nela e confiei que vocês a alcançariam, visto o desempenho nos últimos jogos, mas não se concretizou e não vou julgá-los, acho que vocês com certeza devem estar se cobrando o suficiente e a minha tristeza quanto ao resultado não é pelo campeonato, ou pelo que a vitória poderia representar para nós na tabela, mas porque sei o quanto vocês tem trabalhado por ela, aliás, por cada jogo, eu reconheço esse esforço, porque acredito em vocês e nessa capacidade imensa que vocês tem de encantar, nessa determinação e nessa luz interior que cada um possui. Para mim o basquete é uma paixão, já é parte da minha vida, para vocês vai além, é uma profissão, é a vida que vocês escolheram para trilhar e vocês são cobrados, analisados, criticados até, porque quando algo sai diferente do planejado sempre tem gente para falar e normalmente falar mal.

Então, esqueçam os comentários maldosos que surgirem, descansem e quando vocês acordarem haverá um mundo repleto de possibilidades e coisas boas para inspirá-los e esse jogo terá sido apenas mas uma etapa dessa fase de construção do crescimento e amadurecimento da equipe, foi apenas para mostrar que vocês são humanos, mais uma vez e que às vezes precisam parar, refletir para não perder o foco. Fiquem com Deus e lembrem-se que tem muita gente aqui que os ama e que vai continuar mandando energias positivas e boas vibrações para o próximo jogo! Enfim, nunca deixem de acreditar em vocês e nem permitam que essa chama acesa dentro do peito se apague, ela os guiará rumo ao que vocês desejam, tenham fé! E como sempre digo: Continuem brilhando, minhas estrelas!

Para relaxar, um vídeo que gosto muito. É um trecho do filme Coach Carter: Treino para a Vida, se não viram vale a pena. Eu não me canso de assistí-lo.