Surpreendendo…

(Foto: Gilmar Machado – Rádio Opinião)

O jogo de ontem ainda me rende suspiros. Sim, estou feliz, muito feliz porque ontem foi um dia épico. Alguns então podem me dizer: ”Mas Ketty, perdemos a partida!” e eu respondo: “E daí, não dá para vencer sempre! ”. Desde nosso retorno, não me recordo de termos realizado uma partida tão forte. Nossa valentia ainda se propagada aos quatro cantos e eu estou convicta que aquele “1 ponto” foi bom para a nossa evolução.

É natural do ser humano ficar “cheio de si” quando consegue um grande feito, algo inesperado e surpreendente, mas isso pode atrapalhar projetos de médio e longo prazo, pois deixa a falsa ideia de que não se precisa melhorar nada, que tudo está bem, satisfatório, mas a verdade é que não podemos nos dar ao luxo de fazer o satisfatório, temos que fazer o melhor, sempre. Por isso, da forma como nos ocorreu, sinto que temos a oportunidade de aprender algo e nos superarmos mais uma vez.

O campeonato mal começou, iniciamos com partidas fora de casa e logo contra 3 grandes pedreiras, derrotas fazem parte do processo e ajudam aqueles que buscam a melhoria continua a enxergar aonde se requer mais atenção e a manter o que está funcionando. Quem muito vence fica soberbo, achando-se superior, inabalável e quando perde, se perde e não evolui.

Não estou dizendo que vencer não é bom, todo mundo gosta de vencer, o esporte é baseado nesse princípio. A derrota pode ser um combustível e é assim que nos vejo nesse pós jogo. Tivemos uma atuação brilhante que só demonstra nossa capacidade técnica e coletiva, deixando espaço para evolução e acho que essa é a graça do esporte, evoluir, crescer, e é por isso que digo que nós somos os grandes vitoriosos, porque nós fomos capazes de surpreender positivamente todos que acompanharam, incluindo nosso adversário, que não fez nada além do que sua obrigação, mas não sei ter muito trabalho. Essa surpresa que causamos está justamente relacionada a uma mudança de postura, o que demonstra trabalho, esforço e é essa constância que precisamos perseguir, ela nos levará aos resultados.

Entendam, eles não foram melhores do que nós como muitos na impressa tentaram demonstrar, a superação não está do lado deles e sim da nossa, o caminho que trilhamos é muito mais longo e árduo do que o deles. Então sim, vou continuar dizendo que fomos vitoriosos e que sim, o resultado para mim é só uma formalidade, porque alguém tinha que ganhar. Seria fantástico se tivéssemos sido nós, como não foi prefiro, acreditar que o futuro nos reserva algo maior do que o resultado de ontem. Nosso desafio é não esmorecer diante das adversidades e continuar lutando para alcançar esse melhor.

Para exemplificar que fomos melhores, basta fazer um comparativo do desempenho das duas equipes (o site da liga faz isso facilmente por você), na maior dos fundamentos fomos melhores, mesmo que sensivelmente. Aproveitamento de arremessos (44% contra 38%), rebotes (44 contra 42), Assistências (18 contra 16) e eficiência (81 contra 80).

Analisando os atletas de cada equipe individualmente, nossa equipe compartilhou o cestinha da partida (Lucas com 15 pontos juntamente com Deryk do Flamengo), tivemos o reboteiro da Partida, ou melhor, os reboteiros (Mathias e Jefferson dividiram a posição com 9 rebotes cada), e o destaque em assistências também é nosso (Jefferson com 6 assistências). O jogador mais eficiente foi compartilhado entre Felipe e Mineiro do Flamengo, cada um com 16 pontos. Ainda tivemos 5 atletas com 2 dígitos de eficiência, contra apenas 3 do Flamengo, sem contar que Jefferson flertou com um duplo-duplo, foi por pouco já que acumulou 8 pontos e 9 rebotes. Então, alguém ainda tem alguma dúvida?

A minha alegria nesse momento está completa pois da mesma maneira que vocês estão evoluindo eu me sinto nesse mesmo caminho de evolução, ou retomando de ondem parei, não sei ao certo. Tem uma força, uma chama ardendo dentro de mim e se em algum momento eu tinha dúvidas, agora tenho certeza de que o que está acontecendo comigo é um reflexo da energia que está brotando e emanando de vocês. É contagiante, até rejuvenesci.

Disse tudo isso em relação ao jogo passado porque amanhã há uma nova batalha nos aguardando e sabemos que será tão difícil quanto as já realizadas. O caminho que temos que trilhar é o da concentração, da humildade, da união. Nosso retrospecto com o nosso próximo adversário não é muito bom (duas partidas e duas vitórias para o adversário), porém não somos mais os mesmos e devemos nos lembrar disso a todo momento, crescemos, não o suficiente, ainda, mas estamos nos encaminhando para isso.

Na noite de hoje, desejo então um bom descanso, já que enquanto eu escrevo vocês finalizam o treino. Relaxem e fiquem com a certeza de que vocês são grandes e que as conquistas se fazem com um passo de cada vez. Por maior que seja o desafio, e sabemos que é gigante, temos qualidades de sobra para fazer um bom trabalho. Fiquem firme e unidos, o talento, a coragem, a cumplicidade e o respeito ninguém pode tirar de vocês.

FIQUEM COM DEUS E ATÉ AMANHÃ!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *