Vitória da Humildade

Parece que acabei de acordar de um sonho. Um ginásio abarrotado de gente aplaudindo, gritando, vibrando sem parar. Em quadra uma defesa determinada e atenta, um ataque instintivo e coletivo, ora confiando na força individual, ora trabalhando a bola com velocidade buscando espaço. O cronometro próximo de zerar e o placar favorável, um adversário descontrolado que só sabia reclamar e fazer faltas. A vitória confirmada. Joinville classificado. Não meus amigos isso não foi fruto da minha imaginação, isso foi o que vivemos na noite de ontem.
Um minuto que durou uma eternidade, a cada posse de bola nossa o cronômetro era pausado com uma falta. Manteguinha, Schneider, Manteguinha. Faltavam 2,9 segundos quando Manteguinha cobrava seus 2 lances livres, naquele momento nossa vantagem era de 3 pontos. Manteguinha arremessou, converteu e com os braços estendidos comemorou era a consolidação de nossa vitória, converteu também o segundo e por mais que o adversário quisesse não havia mais tempo.
Nas arquibancadas as pessoas gritavam, era muita felicidade, enquanto em quadra, nossos bravos guerreiros se cumprimentavam e comemoravam como crianças, tamanha a espontaneidade e a alegria genuína de um grupo de jovens que acreditou, mesmo quando poucos acreditavam, que lutou com todas as suas forças, venceu seus próprios limites e todos os obstáculos colocados em seu caminho. Foram fortes tal qual rocha para aguentar a pressão e as adversidades, foram determinados e aplicados para realizar em quadra tudo aquilo que fora trabalhado até aqui e não decepcionaram. Foram exemplo de que trabalhando e acreditando no que se faz é possível chegar mais longe, sem que para isso seja necessário desrespeitar seu adversário.
Chega a ser difícil descrever o que foi essa noite. Todos sabíamos que os ânimos estariam exaltados, a pressão seria intensa e que as ações em quadra não seriam tão determinantes quanto o psicológico das equipes. Venceu, não quem estava mais contido, ou emocionalmente preparado, isso ajudou, venceu sim, quem acreditou na sua força e deu um pouco mais do que tinha, porque sabia que o desafio exigiria muito de si, não aquele que entrou achando-se infinitamente superior que quis entrar atropelando como se seu oponente não valesse nada.
Acredito que a série como um todo nos ensinou muita coisa, coisas que valem para as nossas vidas e tenho certeza que essa equipe saiu modificada desse confronto, mais unida, mais preparada e confiante. E se não bastasse isso, mais uma vez comprovou que seu nome é superação e que mesmo quando as coisas parecem favoráveis não estufa o peito para se vangloriar. Carater, disciplina, igualdade e humildade também são características importantes em uma equipe, não apenas técnica, velocidade, talento, pois é em momentos de imensa dificuldade que você separa as pessoas e vence, quem sabe olhar para o lado, ajudar seu companheiro e ser leal. Não deve haver espaço para desonestidade e soberba no esporte, mesmo sabendo que volta e meia esbarramos nela.
Então queridos e soberanos guerreiros, saboreiem essa conquista lentamente. Absorvam dela tudo que ela lhes trouxe de maravilhoso e alimentem suas almas do mais puro sentimento de alegria, sei que isso lhes dará forças para enfrentar o que vem pela frente e fará de vocês atletas cada vez mais preparados e centrados, pois a disposição de sempre aprender e melhorar está em vocês.
PARABÉNS É POUCO, EU SEI, MAS É O QUE POSSO LHES DIZER, PORQUE É DE CORAÇÃO E NA VERDADE PALAVRA ALGUMA CONSEGUE DESCREVER ESSE MOMENTO DE INTENSA ALEGRIA E SATISFAÇÃO. UMA VITÓRIA MAISCULA DE UMA VERDADEIRA EQUIPE, JUNTA NAS DIFICULDADES E NAS ALEGRIAS!

1 thought on “Vitória da Humildade

  1. Ketty!!! Lindas e emocionantes palavras!!!!
    Realmente o que vivemos no Ginásio ontem não tem como descrever em palavras!!!
    Jogadores determinados e focados em busca da vitória e uma torcida linda…empolgante….como nunca havia visto!!!!
    Esse jogo entrará para história!!!!
    Um grande dia!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *